Uma avaliação de implementação na educação inclusiva
Abstract
Esse artigo apresenta a importância da política de educação inclusiva, efeitos do federalismo e descentralização, destacao ciclo de políticas públicas, com ênfase aos elos deimplementação e avaliação, como processos fundamentais a serem analisados na garantia de uma educação para todos, permeado pela aprendizagem das minorias. O objetivo principal é avaliar a qualidade de implementação da política de educação inclusiva no Instituto Federal de Pernambuco-Pesqueira. Metodologicamente, o desenho de pesquisa é de caráter descritivo de cunho quanti-qualitativa; como método de análise das afirmativas têm-se a análise de componentes principais (ACP),instrumento é um survey, aplicados a 266 pessoas (burocratas de rua e público-alvo da política), com 97% de participação; Todas as análises foram realizadas a partir do Statistical Package for Social Sciences. Resultados: o IFPE-Pesqueira, atinge 69,27% dos indicadores estabelecidos na caracterização geral de inclusão; 52,94% dos dispositivos legais; 71,1% dos docentes dizem ser pouco experientes e 19,3% não possuem experiência com alunos com deficiência e na ACP não se percebem competentes pedagogicamente para atuar com discentes dentro de suas diversidades e com deficiência, com média de 0,544. Conclui-se que a avaliação de implementação da política de educação inclusiva, é um instrumento capaz de visualizar as falhas, ganhos e benefícios, indicando a necessidade de investimento na atualização do docente quanto ao tema, possibilitando favorecer a competência pedagógica.
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