A assistência farmacêutica básica no sistema único de saúde no período 2004-2018

Autori

  • Eduardo Manhães Universidade Federal Fluminense
  • Lia Hasenclever Universidade Federal do Rio de Janeiro

Parole chiave:

Assistência Farmacêutica, Medicamentos Básicos e Essenciais, Sistema Único de Saúde, Unidades Básicas de Saúde.

Abstract

A Assistência Farmacêutica é um importante aspecto da atenção à saúde e nessa percebe-se o provisionamento de medicamentos básicos e essenciais para o tratamento de enfermidades e tem sido foco de políticas públicas no Brasil, operada, de forma descentralizada, pelo Estado através do Sistema Único de Saúde. Porém, recentemente, observou-se uma ação centralizadora por parte da União, no redirecionamento dessa política através de parceria público-privada, reinserindo, nessa ação, agente orientado pela lógica do Capital. Os resultados observados na pesquisa são no sentido de que a ação pautada na parceria público-privada promoveu absorção de parte do orçamento público enfraquecendo as ações de Assistência Farmacêutica pública, apesar de essa dispor de uma maior rede de provisionamento de medicamentos, com maior espraiamento territorial, debilitando a assistência farmacêutica e o provisionamento de medicamentos público.

Riferimenti bibliografici

ARCHELA, Rosely Sampaio; THÉRY, Hervé. Orientação metodológica para construção e leitura de mapas temáticos.Confins,França, n. 3, p.01-10. Disponível em: http://confins.revues.org/3483. Acesso em: 23 jun. 2018.

ASSIS, Marluce Maria Araújo de; JESUS, Washington Luiz Abreu de. Acesso aos serviços de Saúde: abordagens, conceitos, políticas e modelo de análise.Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 17, n. 11, p.2865-2875, 2012

BARBETTA, Pedro Alberto.Estatísticas Aplicadas àsCiências Sociais.7. ed. Florianópolos: UFSC, 2007. 315 p.

BECKER, Bertha Koiffmann. Logística e nova configuração do território brasileiro: que geopolítica será possível?.In: DINIZ, Clélio Campolina.Políticas de desenvolvimento regional:desafios e perspectivas à luz das experiências da União Européia e do Brasil. Brasília: Ministério da Integração Nacional, 2007. p. 267-299.

BERNARDI, Bruno Boti. O conceito de dependência da trajetória (path dependence): definições e controvérsias teóricas. Perspectivas, São Paulo, v. 41, p. 137-167, 2012.

Pubblicato

2021-12-24

Fascicolo

Sezione

Artigos