UMA INTRODUÇÃO À HISTÓRIA DA GEOMORFOLOGIA NO BRASIL: A CONTRIBUIÇÃO DE AZIZ NACIB AB’SABER
DOI:
https://doi.org/10.26848/rbgf.v2i1.232629Resumo
O trabalho examina a contribuição metodológica e epistemológica de Aziz Nacib Ab’Saber (1929 -) para o desenvolvimento da geomorfologia geográfica no Brasil. A partir das contribuições de Pierre Monbeig, Jean Tricart e Jean Dresch, Ab’Saber desenvolve a noção variações cíclicas do relevo em ambiente tropical quente e úmido, a partir da noção de paleopavimentos detríticos nas encostas florestadas do Brasil de Sudeste. A partir dos avanços da geologia na década de 1950 e a incorporação da teoria da pediplanação, Ab´Saber desenvolve o conceito de regiões de circundesnudação, base para a sua interpretação da compartimentação do relevo brasileiro. Na década de 11970, a partir das influências da biogeografia e da ecologia da paisagem, desenvolve a noção de redutos florestais, marco significativo para o desenvolvimento da geomorfologia geográfica no Brasil, com ampla aplicação nos estudos de ordenamento territorialDownloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Brasileira de Geografia Física concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (exemplo: depositar em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão para disponibilizar seu trabalho online antes ou durante o processo editorial, em redes sociais acadêmicas, repositórios digitais ou servidores de preprints. Após a publicação na Revista Brasileira de Geografia Física, os autores se comprometem a atualizar as versões preprint ou pós-print do autor, nas plataformas onde foram originalmente disponibilizadas, informando o link para a versão final publicada e outras informações relevantes, com o reconhecimento da autoria e da publicação inicial nesta revista.
Qualquer usuário tem direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.