Desmembramento de Estimativas de Evapotranspiração Obtidas por Sensoriamento Remoto nas Componentes de Evaporação e

Authors

  • Morris Warren Agência Nacional de Águas

DOI:

https://doi.org/10.26848/rbgf.v5i2.232806

Keywords:

Evapotranspiração, METRIC, transpiração

Abstract

A maior parte da água precipitada sobre a superfície terrestre acaba retornando para a atmosfera por meio da evapotranspiração. A componente da transpiração vegetal representa a parte produtiva desse montante, estando relacionada com a produtividade primária e a incorporação de biomassa pela vegetação. A evaporação da água no solo, por sua vez, representa a parte não produtiva da evapotranspiração.  O conhecimento dessas componentes, associadas à classes específicas de uso da terra, é de fundamental importância para o adequado planejamento de recursos hídricos. O objetivo do presente artigo é apresentar procedimento metodológico que permita obter estimativas remotas de evapotranspiração e seu desmembramento nas componentes de evaporação da água no solo e transpiração vegetal. Isto será realizado por meio do acoplamento de dois modelos de balanço de energia, respectivamente o modelo Mapping EvapoTranspiration at high Resolution with Internalized Calibration - METRIC  e o modelo Two-Source Energy Balance – TSEB.

Author Biography

Morris Warren, Agência Nacional de Águas

Geógrafo pela Universidade Federal de Santa Catarina, mestre em sensoriamento remoto pelo INPE, doutor em Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos pela UNB, trabalha na Agência Nacional de Águas desde 2004.

Published

2012-10-11

How to Cite

Warren, M. (2012). Desmembramento de Estimativas de Evapotranspiração Obtidas por Sensoriamento Remoto nas Componentes de Evaporação e. Brazilian Journal of Physical Geography, 5(2), 361–373. https://doi.org/10.26848/rbgf.v5i2.232806

Issue

Section

Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto

Similar Articles

<< < 9 10 11 12 13 14 

You may also start an advanced similarity search for this article.