Aplicação do Modelo SWAT na Estimativa da Vazão na Bacia Hidrográfica do Submédio Rio São Francisco (SWAT Model Application to Estimate the Flow in the Basin of Lower-Middle São Francisco River)

Autores/as

  • Madson Tavares Silva UFCG
  • Vicente de Paulo Rodrigues da Silva UFCG
  • Enio Pereira de Souza UFCG
  • Argemiro Lucena Araújo Campina Geotech

DOI:

https://doi.org/10.5935/1984-2295.20150091

Resumen

Este estudo teve como objetivo a validação do modelo Soil and Water Assessment Tool (SWAT) na Bacia Hidrográfica do Submédio Rio São Francisco – BHSRSF, bem como a análise de sensibilidade dos parâmetros associados a modelagem hidrossedimentológica, com base em dados de vazão das estações fluviométricas de Abreus e Juazeiro localizadas no Estado da Bahia. O período de validação correspondeu aos anos de (1993-2000) para Abreus e (1995-2004) para Juazeiro, com intuito de avaliar os resultados gerados foi utilizado o erro médio absoluto, erro médio percentual e a raiz quadrada do erro médio quadrático normalizado. De acordo com os resultados obtidos verificou-se que o modelo SWAT foi sensível ao parâmetro Curva Número (Cn2) e aos parâmetros relacionados ao escoamento superficial e de base, denotando a influência do uso e da cobertura do solo. Ainda foi observado que o modelo conseguiu simular satisfatoriamente os hidrogramas observados nas estações fluviométricas utilizadas neste estudo, para ambas as estações. Os valores obtidos para raiz quadrada do erro médio quadrático normalizado (RQMDN), o erro médio absoluto (EMA) e o erro médio percentual (EMP) foram considerados satisfatórios.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Madson Tavares Silva, UFCG

Graduado em Meteorologia pela Universidade Federal de Campina Grande (2008). Mestre em Meteorologia, com área de concentração em Agrometeorologia e Micrometeorologia pela Universidade Federal de Campina Grande (2010). Atualmente é aluno/pesquisador do Doutorado em Meteorologia pela Universidade Federal de Campina Grande. Tem artigos publicados em congressos, simpósios e revistas nacionais e internacionais. Tem experiência na área de Meteorologia, com ênfase em Agrometeorologia, Climatologia e Sensoriamento Remoto, atuando principalmente nos seguintes temas: modelagem agrometeorológica, mudanças climáticas, zoneamento de risco climático, consumo hídrico de culturas e sensoriamento remoto aplicado à agricultura e clima urbano.

Publicado

2016-02-10

Cómo citar

Silva, M. T., Silva, V. de P. R. da, Souza, E. P. de, & Araújo, A. L. (2016). Aplicação do Modelo SWAT na Estimativa da Vazão na Bacia Hidrográfica do Submédio Rio São Francisco (SWAT Model Application to Estimate the Flow in the Basin of Lower-Middle São Francisco River). Revista Brasileira De Geografia Física, 8(6), 1615–1627. https://doi.org/10.5935/1984-2295.20150091

Número

Sección

Hidrogeografia e Recursos Hídricos

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 3 > >>