A OCORRÊNCIA DE FEIÇÕES EROSIVAS COMO EVIDÊNCIA DA EVOLUÇÃO DE VOÇOROCA EM UBERLÂNDIA-MG
DOI:
https://doi.org/10.26848/rbgf.v1i2.232612Resumo
RESUMO Esta pesquisa teve como objetivo investigar os processos de alterações do relevo e de outros acontecimentos que envolvam o relevo na área de estudo, localizada na Fazenda Experimental do Glória em Uberlândia-MG. Além disso, esta pesquisa objetivou identificar e catalogar as feições erosivas do local bem como sua distribuição pela área de estudo, compreender a evolução do processo erosivo, analisar os aspectos físico-químicos do solo do local e fazer levantamento dos aspectos fisionômicos da vegetação adaptada às condições deste ambiente. Os resultados obtidos indicaram que o solo desta área é composto em sua maior parte por seixos, seguido das areias, argilas e em menor grau pelo silte. Outra característica encontrada está relacionada ao pH, que em toda a área caracteriza-se como ácido. No local o teor de matéria orgânica é baixo e a vegetação, quando presente é predominantemente rasteira. No total foram registradas 812 feições erosivas, predominando as fendas, pontos de rupturas, erosão por queda d’água, voçorocas, ravinas e alcovas de regressão. Nota-se que as feições encontradas se concentram na margem direita em especial no médio curso onde tem-se a maior evolução anual da erosão na área. PALAVRAS - CHAVE: Cerrado, solos, impacto ambiental, erosão, dinâmica erosiva.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Brasileira de Geografia Física concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (exemplo: depositar em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão para disponibilizar seu trabalho online antes ou durante o processo editorial, em redes sociais acadêmicas, repositórios digitais ou servidores de preprints. Após a publicação na Revista Brasileira de Geografia Física, os autores se comprometem a atualizar as versões preprint ou pós-print do autor, nas plataformas onde foram originalmente disponibilizadas, informando o link para a versão final publicada e outras informações relevantes, com o reconhecimento da autoria e da publicação inicial nesta revista.
Qualquer usuário tem direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.