A OCORRÊNCIA DE FEIÇÕES EROSIVAS COMO EVIDÊNCIA DA EVOLUÇÃO DE VOÇOROCA EM UBERLÂNDIA-MG

Autores

  • Eduardo Humberto Campos Universidade Federal de Uberlândia
  • Ricardo Reis Alves Universidade Federal de Uberlândia
  • Douglas Santana Serato Universidade Federal de Uberlândia
  • Sílvio Carlos Rodrigues Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.26848/rbgf.v1i2.232612

Resumo

RESUMO Esta pesquisa teve como objetivo investigar os processos de alterações do relevo e de outros acontecimentos que envolvam o relevo na área de estudo, localizada na Fazenda Experimental do Glória em Uberlândia-MG. Além disso, esta pesquisa objetivou identificar e catalogar as feições erosivas do local bem como sua distribuição pela área de estudo, compreender a evolução do processo erosivo, analisar os aspectos físico-químicos do solo do local e fazer levantamento dos aspectos fisionômicos da vegetação adaptada às condições deste ambiente. Os resultados obtidos indicaram que o solo desta área é composto em sua maior parte por seixos, seguido das areias, argilas e em menor grau pelo silte. Outra característica encontrada está relacionada ao pH, que em toda a área caracteriza-se como ácido. No local o teor de matéria orgânica é baixo e a vegetação, quando presente é predominantemente rasteira. No total foram registradas 812 feições erosivas, predominando as fendas, pontos de rupturas, erosão por queda d’água, voçorocas, ravinas e alcovas de regressão. Nota-se que as feições encontradas se concentram na margem direita em especial no médio curso onde tem-se a maior evolução anual da erosão na área. PALAVRAS - CHAVE: Cerrado, solos, impacto ambiental, erosão, dinâmica erosiva. 

Biografia do Autor

Eduardo Humberto Campos, Universidade Federal de Uberlândia

Atualmente é estagiário bolsista de iniciação científica do Laboratório de Geomorfologia e Erosão de Solos da Universidade Federal de Uberlândia. Tem experiência na área de Geomorfologia Aplicada, com ênfase em Dinâmica Ambiental, Erosão de Solos e Recuperação de Áreas Degradadas.

Ricardo Reis Alves, Universidade Federal de Uberlândia

Possui Licenciatura e Bacharelado em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU (2003) e Mestrado em Geografia também por esta Universidade (2007). Atualmente está desenvolvendo a tese de Doutorado em Geografia na UFU sobre uso e conservação de solos (bolsista CAPES). Também está estudando no curso de especialização de Gestão Ambiental da Faculdade Católica de Uberlândia. As linhas de pesquisa do mestrado e do doutorado é Análise, Planejamento e Gestão ambiental. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geomorfologia, Pedologia (processo de formação, química e física dos solos), gestão e planejamento ambiental, uso e conservação do solo, erosão de solos e recuperação de áreas degradadas.

Douglas Santana Serato, Universidade Federal de Uberlândia

Atualmente é Estudante estagiário da Universidade Federal de Uberlândia. Tem experiência na área de Geociências , com ênfase em Geografia Física.

Sílvio Carlos Rodrigues, Universidade Federal de Uberlândia

Graduado em Geografia pela Universidade de São Paulo (1987), e Licenciado em Geografia pela Universidade de São Paulo (1990). Doutor em Ciencias (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo (1998). Atualmente é membro do conselhio editorial das revistas Geousp , da Sociedade & Natureza. Membro EOLSS international editorial Council da UNESCO, É revisor da Revista Brasileira de Geomorfologia , Revista Caminhos da Geografia (UFU. Online) , - Ambiência (UNICENTRO).Representante da America Latina junto a Commission On Land Degradation And Desertification da Associação Internacioal de Geografia e professor adjunto da Universidade Federal de Uberlândia. Editor Chefe da Revista Sociedade e NaturezaTem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geomorfologia, atuando principalmente nos seguintes temas: geomorfologia, cartografia geomorfológica, erosão do solo, análise ambiental integrada e mapeamento geomorfológico.

Downloads

Publicado

2009-05-13

Como Citar

Campos, E. H., Alves, R. R., Serato, D. S., & Rodrigues, S. C. (2009). A OCORRÊNCIA DE FEIÇÕES EROSIVAS COMO EVIDÊNCIA DA EVOLUÇÃO DE VOÇOROCA EM UBERLÂNDIA-MG. Revista Brasileira De Geografia Física, 1(2), 64–77. https://doi.org/10.26848/rbgf.v1i2.232612

Edição

Seção

Ciências Sociais e Ambiente