Monitoramento do Potencial Matricial em Área Degradada e sua Relação com Processos Erosivos, Uberlândia – MG (Monitoring of matric potential in degraded area and its relationship with erosive processes, Uberlândia – MG)
DOI:
https://doi.org/10.26848/rbgf.v11.07.p2375-2390Palavras-chave:
Poro pressão, Processos Erosivos, Escoamento Superficial, Produção de Sedimento, Parcelas Experimentais.Resumo
O objetivo deste trabalho é relacionar o comportamento da água no solo com processos erosivos a partir de dados de tensiômetria obtidos através do monitoramento das parcelas de erosão. O período de avaliação compreendeu duas estações climáticas bem definidas características do clima Tropical, sendo de Outubro a Janeiro de 2014 e de Fevereiro a Abril de 2015 caracterizando as duas etapas da pesquisa. Para a avaliação do potencial matricial foi utilizado o tensímetro INFIELD 5 para leitura dos tensiômetros, nas profundidades de 80 cm, 40 cm, 100 cm, 20 cm e 60 cm respectivamente inseridos nas parcelas, onde também foram coletados dados de escoamento superficial e produção de sedimento. As parcelas estão localizadas na bacia hidrográfica do Córrego do Glória, próximo ao município de Uberlândia (MG). Os resultados das parcelas na primeira etapa de estudo mostram que a falta de vegetação associada ao grande volume de precipitação ocasionou o selamento das camadas mais superficiais favorecendo a saturação do solo e consequentemente no aumento do escoamento superficial. Na segunda etapa os resultados mostram uma mudança considerável em relação à cobertura vegetal, que contribuiu na eficiência da infiltração da água da chuva e na redução do escoamento superficial, mas também favoreceu o efeito splash devido a sua ineficaz distribuição no interior das parcelas e, por conseguinte colaborou para o aumento da produção de sedimento.
R E S U M O
O objetivo deste trabalho é relacionar o comportamento da água no solo com processos erosivos a partir de dados de tensiômetria obtidos através do monitoramento das parcelas de erosão. O período de avaliação compreendeu duas estações climáticas bem definidas características do clima Tropical, sendo de Outubro a Janeiro de 2014 e de Fevereiro a Abril de 2015 caracterizando as duas etapas da pesquisa. Para a avaliação do potencial matricial foi utilizado o tensímetro INFIELD 5 para leitura dos tensiômetros, nas profundidades de 80 cm, 40 cm, 100 cm, 20 cm e 60 cm respectivamente inseridos nas parcelas, onde também foram coletados dados de escoamento superficial e produção de sedimento. As parcelas estão localizadas na bacia hidrográfica do Córrego do Glória, próximo ao município de Uberlândia (MG). Os resultados das parcelas na primeira etapa de estudo mostram que a falta de vegetação associada ao grande volume de precipitação ocasionou o selamento das camadas mais superficiais favorecendo a saturação do solo e consequentemente no aumento do escoamento superficial. Na segunda etapa os resultados mostram uma mudança considerável em relação à cobertura vegetal, que contribuiu na eficiência da infiltração da água da chuva e na redução do escoamento superficial, mas também favoreceu o efeito splash devido a sua ineficaz distribuição no interior das parcelas e, por conseguinte colaborou para o aumento da produção de sedimento.
Palavras-chave: Poro pressão; Processos Erosivos; Escoamento Superficial; Produção de Sedimento; Parcelas Experimentais.
Downloads
Referências
Alves, R. A. 2007. Monitoramento dos Processos Erosivos e da Dinâmica Hidrológica e de Sedimento de uma Voçoroca: estudo de caso na Fazenda do Glória na zona rural de Uberlândia- MG. 2007. 104 f. Dissertação (Mestrado em Geografia), Instituto de Geografia, Universidade Federal de Uberlândia,Uberlândia,
Azevedo, J.A. de; Silva, E.M. da. 1999. Tensiômetro: dispositivo prático para controle da irrigação. Planaltina: Embrapa Cerrados, 33p.
Baccaro, C.A.D. 1999. Processos erosivos no Domínio do Cerrado. In: Guerra, A.J.T.; Silva, A.S. & Botelho, R.G.M. (Org). Erosão e Conservação dos solos: conceitos, temas e aplicações. 1. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil. 195-227p.
Barcelos, A.A.; Cassol, E. A. Denardin, J. E. 1999. Infiltração de água em um latossolo vermelho-escuro sob condições de chuva intensa em diferentes sistemas de manejo. In: Revista Brasileira de Ciência do Solo 23, 35-43.
Báťková, K., Matula, S., Miháliková, M. 2013. Multimedial Study Guide of Field Hydropedological Measurements. 2nd revised edition [on-line]. English version. Czech University of Life Sciences Prague. Prague, Czech Republic. No pagination, Disponível em: <http://hydropedologie.agrobiologie.cz.>
Acesso em: 10 maio 2017.
Bertol, I. et al. Parâmetros relacionados com a erosão hídrica sob taxa constante da enxurrada, em diferentes métodos de preparo do solo. Revista Brasileira Ciência Solo 30. July/Aug. 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbcs/v30n4/12.pdf> Acesso em: 20 Abril 2015.
Bezerra, J. F. R. Avaliação de geotexteis no controle da erosão superficial a partir de uma estação experimental, Fazenda do Glória – MG. 2006. 118 f. Dissertação (Mestrado em Geografia e Gestão do Território) Instituto de Geografia, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2006.
Bezerra, J. F.R; Guerra, A. J. T; Rodrigues, S.C. Relações entre potencial matricial no solo e cobertura vegetal em uma estação experimental, Uberlândia – MG. Sociedade & Natureza 24, 103-114, Jan/Abril. 2012.
Coelho Netto, A. L. 2001. Hidrologia e sua interface com a geomorfologia. In: Geomorfologia: uma atualização de bases e conceitos. 3ª ed. Guerra, A. J. T Cunha, S. B. Bertrand Brasil, Rio de Janeiro, p. 149-209.
EMBRAPA (Centro Nacional de Pesquisa de Solos). Práticas de conservação do solo e recuperação de áreas degradadas. Rio de Janeiro: Centro Nacional de Pesquisa dos Solos, 2003. 1 ed., 30p.
Guerra, A.T & Guerra, A.J.T. Novo Dicionário Geológico-Geomorfológico. Bertrand Brasil, Rio de Janeiro, 1997, 648p.
Guerra, Antônio José Teixeira. 2012. O Início Do Processo Erosivo. In: GUERRA, Antônio José Teixeira; SILVA, Antônio Soares da; Botelho, Rosangela Garrido Machado (Org.). Erosão e Conservação dos Solos: Conceitos, temas e aplicações. 7. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, Cap. 1. p. 17-50.
Kutílek, M., Nielsen, D. 1994. Soil Hydrology. GeoEcology Textbook. Catena Verlag, Cremlingen-Destedt, Germany. 370 p.
Libardi, P.L. Dinâmica da água no solo. 2.ed. São Paulo: EDUSP, 2012. 352p.
Mafra, N.M.C. 1999. Erosão e planificação de uso do solo. In: Guerra, A.J.T.; Silva, A.S. Da E Botelho, R.G.M. (org.) Erosão e conservação dos solos: conceitos, temas e aplicações. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, p. 301-322.
Magalhães, R. A. Erosão: definições, tipos e formas de controle. In: VII Simpósio nacional de controle de erosão, 3 a 6 de maio de 2001, Goiânia (GO).
Passioura JB. 1980. The meaning of matric potential. Journal of Experimental Botany 31, 1161–1169.
Pinese Júnior, José Fernando; CRUZ, Lísia Moreira; Rodrigues, Sílvio Carlos. 2008. Monitoramento de erosão laminar em diferentes usos da terra, Uberlândia - MG.Sociedade & Natureza 20, 157-175.
Reichardt, Klaus. 1985. Processos de transferência no sistema solo-planta-atmosfera. Fundação Cargil, São Paulo,
Silva, C. L.; Kato, E. 1998. Avaliação de modelos para a previsão da infiltração de água em solos sob cerrado. Pesquisa Agropecuária Brasileira 33, 1149-1158.
Silva, A. H. da. 2010. Medidas físicas e biológicas com potencial para uso em recuperação de voçoroca no município de Uberlândia – MG. 2010. 136 f. Dissertação (Mestrado em Geografia e Gestão do Território) Instituto de Geografia, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia.
Whalley, R; Ober, E.S; Jenkins, M. 2013. Measurement of the matric potential of rhizosphere. Journal of Experimental Botany, Oxford vol.64, nº 13, pp. 3951-3963.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Anna Carolina Barcelos, Silvio Carlos Rodrigues

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam na Revista Brasileira de Geografia Física concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (exemplo: depositar em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão para disponibilizar seu trabalho online antes ou durante o processo editorial, em redes sociais acadêmicas, repositórios digitais ou servidores de preprints. Após a publicação na Revista Brasileira de Geografia Física, os autores se comprometem a atualizar as versões preprint ou pós-print do autor, nas plataformas onde foram originalmente disponibilizadas, informando o link para a versão final publicada e outras informações relevantes, com o reconhecimento da autoria e da publicação inicial nesta revista.
Qualquer usuário tem direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.






