Aspectos do Uso e Ocupação do Solo do Semiárido Cearense: Análise Espaço-Temporal (1985-2011) Sob o Viés da Geoecologia das Paisagens (Aspects of the Use and Occupation of Soil in the Semi-Arid of the Ceara State: Space-Time Analysis (1985-2011) Under...
DOI:
https://doi.org/10.26848/rbgf.v6.2.p136-147Resumo
As análises espaço-temporais dos aspectos do uso e ocupação de determinados territórios, contribuem de maneira expressiva para subsidiar as ações de planejamento e ordenamento territorial, embasadas na visão sistêmica e integrada da Geoecologia das Paisagens. Sendo assim, o presente artigo aborda a análise espaço-temporal do município de Nova Russas, situado na porção oeste do estado do Ceará/Brasil, que ao longo dos anos apresentou modificações nas feições paisagísticas locais impulsionadas pela exploração e ocupação desordenada do território. Através da análise geoecológica, foram definidas cinco classes de uso e ocupação do município em diferentes períodos (1985 e 2011), as quais apresentaram variações expressivas. A partir dessas análises, observa-se que se o crescimento municipal mantiver-se no mesmo ritmo verificado na análise temporal, as atividades econômicas locais, a qualidade de vida da população e a disponibilidade dos recursos naturais serão afetadas, sendo indispensável à adoção de estratégias de gestão que orientem o crescimento e ordenamento territorial do município.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Brasileira de Geografia Física concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (exemplo: depositar em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão para disponibilizar seu trabalho online antes ou durante o processo editorial, em redes sociais acadêmicas, repositórios digitais ou servidores de preprints. Após a publicação na Revista Brasileira de Geografia Física, os autores se comprometem a atualizar as versões preprint ou pós-print do autor, nas plataformas onde foram originalmente disponibilizadas, informando o link para a versão final publicada e outras informações relevantes, com o reconhecimento da autoria e da publicação inicial nesta revista.
Qualquer usuário tem direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.