A temática indígena no Nordeste: Limites e possibilidades para o campo educacional

Autor/innen

  • Eliana de Barros Monteiro Universidade Federal do Vale do São Francisco

DOI:

https://doi.org/10.51359/2179-7501.2017.15221

Abstract

No presente artigo, traremos reflexões fruto de uma pesquisa de doutorado em Sociologia, cujo objetivo foi entender práticas discursivas em torno da temática indígena no Nordeste brasileiro, em diferentes culturas escolares. Tomando o campo de observação no plano das políticas voltadas para a Lei 11.645 e no projeto de Educação Diferenciada dos povos indígenas, identificamos estruturas organizativas da colonialidade de poder e de saber nos contextos investigados, assim como movimentos de ruptura destas colonialidades, de mecanismos de (re) elaboração discursiva e expressões da interculturalidade. A pesquisa foi realizada a partir de um olhar socioantropológico, buscando no pensamento decolonial chaves de interpretação para pensar o contexto intersocietário investigado. 

Autor/innen-Biografie

Eliana de Barros Monteiro, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Graduação em Ciências Sociais, UFPE; Mestrado em Antropologia, UFPE; Doutorado em Sociologia, UFPE;

Literaturhinweise

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Disponível em: http://bibliotecavirtual.clacso.org.ar/ar/libros/lander/pt/Quijano.rtf

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Veröffentlicht

2018-08-10