A temática indígena no Nordeste: Limites e possibilidades para o campo educacional
DOI :
https://doi.org/10.51359/2179-7501.2017.15221Résumé
No presente artigo, traremos reflexões fruto de uma pesquisa de doutorado em Sociologia, cujo objetivo foi entender práticas discursivas em torno da temática indígena no Nordeste brasileiro, em diferentes culturas escolares. Tomando o campo de observação no plano das políticas voltadas para a Lei 11.645 e no projeto de Educação Diferenciada dos povos indígenas, identificamos estruturas organizativas da colonialidade de poder e de saber nos contextos investigados, assim como movimentos de ruptura destas colonialidades, de mecanismos de (re) elaboração discursiva e expressões da interculturalidade. A pesquisa foi realizada a partir de um olhar socioantropológico, buscando no pensamento decolonial chaves de interpretação para pensar o contexto intersocietário investigado.
Références
MONTEIRO, Eliana de Barros. A temática indígena em culturas escolares e entre interculturalidade: análise de contextos e experiências no Sertão do Submédio São Francisco (Brasil). (TESE), PPGS, UFPE, Recife, 2014.
MONTEIRO, Rosana. Licenciaturas. In: MEC/SECAD. Orientações e ações para a Educação das relações étnico-raciais. Brasília, SECAD, MEC, 2006.
OLIVEIRA, Luiz Fernandes de; CANDAU, Vera Maria. Pedagogia decolonial e educação antirracista e intercultural no Brasil. In: CANDAU, Vera Maria (Org.). Diferenças culturais e educação – construindo caminhos. RJ: 7 Letras, 2011.
PACHECO DE OLIVEIRA, João (Org.). A viagem da volta: etnicidade, política e re-elaboração cultural no Nordeste Indígena. RJ: Contra Capa, 2° ed.; 2004.
PACHECO DE OLIVEIRA, João (Org.). A presença indígena no Nordeste: processos de territorialização, modos de reconhecimento e regimes de memória. Rio de Janeiro: Contracapa, 2011.
QUIJANO, Anibal. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In: LANDER, Edgard. A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. CLACSO, Argentina. Setembro. 2005. pp: 227-278
Disponível em: http://bibliotecavirtual.clacso.org.ar/ar/libros/lander/pt/Quijano.rtf
RESTREPO, Eduardo. Interculturalidad en cuestión: cerramientos y posibilidades. Ámbito de Encuentros. Volumen 7, N. 1, 2014, pp.9-30.
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores;
As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade
Os direitos autores para artigos publicadoss nesta são dos autores, com direitos de primeira publicação para a REALIS. Todos o contéudo da revista, com exceção de caos especificamente declarados, é licenciado sob licença Creative Commons CC Atribuição Não Comercial 4.0 Internacional. Devido à política de acesso aberto da Revista, todos os artigos são gratuitos e livres para uso, com atribuição apropriada, para fins educacionais e não-comerciais.