Diversidade sexual e igualdade de gênero na escola: reflexões das práticas pedagógicas da Escola Municipal Creusa de Freitas Cavalcanti da rede pública Municipal do Recife-PE.

Valdir Eneias de Melo

Resumo


        Este artigo teve como objetivo conhecer como os/as professores/as trabalham as temáticas de diversidade sexual e igualdade de gênero na escola. Apresenta aspectos das concepções de diversidade sexual e desigualdade de gênero fundamentado na legislação educacional brasileira e no âmbito dos Direitos Humanos. Compreendendo que a escola é o local por excelência de ensino-aprendizagem com a intencionalidade de formar pessoas críticas e questionadores da realidade vigente, como tais temáticas estão sendo vivenciadas? Como os/as professores/as estão atuando em suas práticas pedagógicas com a diversidade sexual e desigualdade de gênero? O estudo é de abordagem qualitativa e utilizou como instrumento de coleta de dados a aplicação de questionário com 13 professores/as da Educação Infantil e Ensino Fundamental Icomo também foi feito uma revisão literária em periódicos e livros para a construção deste artigo. Portanto, esperamos, mesmo que brevemente, ter contribuído para os trabalhos que estão sendo desenvolvidos acerca das relações de gênero e diversidade sexual, desconstruindo os padrões de preconceitos e modelos discriminatórios, de uma sociedade marcada por muito tempo pela a a-criticidade e não conscientização de indivíduos.

 


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