“No suingue de Deus”: as estratégias musicais de conversão da Shalom (Juazeiro do Norte/CE).

Autores

  • Amanda Priscila Souza Universidade Federal de Pernambuco

Resumo

O trabalho monográfico apresentado funda-se na articulação das temáticas musicais e religiosas, tendo como objetivo investigar a música inserida nas práticas de catequese da Comunidade Católica Shalom, em Juazeiro do Norte. Esta localidade, encontra-se num lócus de efervescência religiosa e cultural abundante de (res)significados, sobretudo na questão musical. A Shalom se apropria de gêneros musicais que consideram “mundanos”, atribuindo letras litúrgicas na música. Essa apropriação edifica um panorama farto de tensões e disputas simbólicas, provocando notáveis maneiras de adaptação das práticas de catequização da comunidade, dirigindo questionamentos frente ao poder da música enquanto mediadora da relação entre o “sacro” e o “terreno”. Em termos metodológicos, a pesquisa se utilizou da etnografia musical e do estudo de percursos, dialogando com autores como Guerra (2008), Bourdieu (1974) e Berger (1985). Além de uma escrita que incorpora ao texto ilustrações que tentam recompor os caminhos percorridos pelos romeiros e que neles exercem suas práticas, buscando pontuar os percursos musicais, assim como o contexto cultural e social no qual estão inseridos.

 Palavras-chave: Apropriação musical; Comunidades Novas; Shalom.

 

No suingue de Deus”: as estratégias musicais de conversão da Shalom (Juazeiro do Norte/CE).

Biografia do Autor

Amanda Priscila Souza, Universidade Federal de Pernambuco

Mestranda em Antropologia pela Universidade Federal de Pernambuco

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Publicado

2017-01-02