KOURY, Mauro. Quebra de Confiança & Conflito entre iguais: cultura emotiva e moralidade em um bairro popular. Coleção Cadernos GREM n. 9; Recife: Bagaço, 2016. 141 p.

Evanielly Velozo

Resumo


Mauro Koury é antropólogo, professor na Universidade Federal da Paraíba e coordenador do GREM – Grupo de Pesquisa em Sociologia e Antropologia das Emoções. Neste livro discute as consequências morais para a cultura emotiva do bairro a partir de um movimento local por moradia digna

Para isso, lança mão de um trabalho etnográfico, procurando captar a história do bairro a partir das narrativas dos seus moradores e dos lugares de fala e cada um deles. Lugares de fala estes que ultrapassam as fronteiras geográficas e conformam fronteiras simbólicas, fazendo com que, deste modo, os moradores se situem frente outros moradores e a eles mesmos, independente de outros recortes, como gênero, raça, e outros. Como objeto de pesquisa, apresenta as estratégias de negociação, os dissensos, as acusações e ameaças de morte entre os moradores do Varjão/Rangel, bem como os processos de humilhação e de vergonha cotidiana e a formação de redes de intriga.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Revista de Estudos e Investigações Antropológicas
AV. Prof. Moraes Rêgo, 1.235. 13° andar
Cidade Universitária
50.670-901 - Recife - PE – Brasil
reiappga@gmail.com