Ecologia Simbólica e Interacionismo em disputa: duas perspectivas teórico-metodológicas sobre a relação Humanos e Não-Humanos

Raoni Borges Barbosa

Resumo


Este artigo apresenta o modelo teórico-metodológico de Descola, enquanto teórico formado na linhagem francesa de pensamento social e antropológico, cujos traços marcantes são a definição do social como realidade objetiva passível de apreensão em uma escrita realista que registra uma hermenêutica da alteridade. Descola tem se destacado pelos estudos da relação homem-natureza a partir de sua proposta de antropologia como “Ecologia Simbólica”, enfatizando como as noções de Natureza e Alteridade são centrais e correlatas para o entendimento de uma estrutura social dada e seu respectivo repertório simbólico de classificação do mundo. Tem influenciado substancialmente o perspectivismo ameríndio ou multinaturalismo desenvolvido por Viveiros de Castro. Em um segundo momento, o artigo parte da de-construção da obra de Descola, entendida como variação do estruturalismo francês, para tensionar seu esquema analítico com base na proposta interacionista do social e da cultura. Neste sentido, discorre sobre o entendimento de autores como Schwartz, Barth, Ingold e Mura sobre a emergência processual, tensa, conflitual e indeterminada de sociabilidades ou sistemas sócio-técnicos, com suas cosmologias específicas e suas tradições de conhecimentos e moralidades construídas no cotidiano de processos intersubjetivos entre indivíduos em jogo comunicacional. Busca, assim, evidenciar o quanto as propostas estruturalistas e interacionistas de antropologia partem de pressupostos teórico-metodológicos distintos e resultam em modelos analíticos opostos e discordantes.Palavras-chave: Ecologia simbólica, perspectivismo ameríndio e multinaturalismo, interacionismo, relação humanos e não-humanos, sistemas sóciotécnicos e tradições de conhecimentos

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