MEMÓRIA EM VERSOS: Saberes silenciados no culto Iorubá à Ifá.
Resumo
A retórica da modernidade em seus dois eventos históricos, as colonizações e a revolução industrial, marcaram a humanidade com o discurso da homogeneização, pela busca da vida boa e civilizada. Pretende-se abordar, nesse artigo, os saberes silenciados, a cultura, a crença e a injustiça cognitiva, decorrente dessa retórica. Portanto, apresentar-se-á, parte do culto Iorubá à Ifá, um oráculo que contem o Odù-Corpus, apresentado através de dezesseis sinais que combinados entre si formam duzentos e cinquenta e seis sinais secundários, estes contem versos, histórias, que em Iorubá são chamados de Itan. Os itans possuem em sua narrativa reflexões para o autodesenvolvimento e autoconhecimento. O embasamento teórico está situado nos escritos de B. Santos, G. Spivak, W. Bascom e M. Heidegger.
Palavras Chave: Modernidade. Pós Colonialismo. Saberes ausentes. Culto Iorubá à Ifá. Homem e mundo.
Referências
ALTHUSSER, Louis P. Aparelhos Ideológicos de Estado. 7ª ed. Rio de Janeiro: Graal, 1998.
BASCOM, W. Ifá Divination. Indiana Press, 1991.
BOAVENTURA, S. A universidade no século XXI. Para uma reforma democrática e emancipatória. São Paulo: Cortez, 2004.
________. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. São Paulo: Novos estudos – CEBRAP, 2007.
________. A universidade no século XXI. Para uma universidade nova. Coimbra: Edições, Almedina, 2008. .
DUSSEL, E. Europa, modernidade e eurocentrismo. In: Colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. Edgardo Lander (org). Argentina, 2005.
FERREIRA, A. M. C. O destino como serenidade. Síntese: Revista de Filosofia, v. 30, n. 97, p. 249-262 (2010).
HOBSHAWM, Eric. Era dos Extremos: o breve século XX. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
LANDER, E. Ciências sociais: saberes colônias e eurocêntricos. In: Colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. Edgardo Lander (org). Argentina, 2005.
MIGNOLO, W. A Colonialidade de cabo a rabo: o hemisfério ocidental no horizonte conceitual da modernidade. In: Colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. Edgardo Lander (org). Argentina, 2005.
MUCHAIL, S. T. Foucault, simplesmente: textos reunidos. São Paulo: Loyola, 2004.
SANTAMARIA, Enrique. Do conhecimento de próprios e estranhos (disquisições sociológicas). In: LARROSA, Jorge; LARA, Núria Pérez de. (Org.). Imagens do outro. Petrópolis: Vozes, 1998.
SILVA, Borges E.O Conceito de existência em Ser e o Tempo. Universidade Federal de Goiás. 2010.
SPIVAK, Gayatri Chakravorty. Pode o sulbalterno falar? Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2010.
POGOSON O. I. e AKANDE A. O. Ifa Divination Trays from Isale-Oyo , Cadernos de Estudos Africanos, 21 | 2011, 15-41.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para textos publicados na Revista de Estudos e Investigações Antropológicas são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. No caso de submissão paralela a outro periódico, o texto em questão será excluído imediatamente do processo de avaliação e não será publicado na Revista de Estudos e Investigações Antropológicas.