Dádiva e reciprocidade na confecção do Vegetal: O ‘Feitio’ da ayahuasca na sede do Centro Espiritualista Estrela Universal (CEEU) em Maceió (AL)
Resumo
Este ensaio etnográfico/visual tem por objetivo retratar – por meio de breves confluências textuais e fotográficas- os ritos de preparo da bebida ayahuasca concretizados no Centro Espiritualista Estrela Universal (CEEU), cuja sede situa-se na cidade de Maceió (AL). Os adeptos da irmandade se reúnem semestralmente - nos meses de julho e janeiro- para confecção do sacramento em cerimônias especiais (‘Feitios´), onde se organizam em de sistemas de dádiva, reciprocidade e mutirão; fenômenos que buscaremos enfatizar no transcorrer do presente exercício fotoetnográfico.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para textos publicados na Revista de Estudos e Investigações Antropológicas são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. No caso de submissão paralela a outro periódico, o texto em questão será excluído imediatamente do processo de avaliação e não será publicado na Revista de Estudos e Investigações Antropológicas.