QUE INDÍGENA É ESSE NO LIVRO DIDÁTICO? ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE OS DILEMAS DE UMA EDUCAÇÃO NÃO INTERCULTURAL

Autores

  • Ana Carolina Bezerra dos Santos Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS
  • Esmael Alves de Oliveira Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD Programa de Pós-Graduação em Antropologia - PPGAnt

Resumo

As políticas públicas voltadas à educação vêm avançando de maneira significativa nos últimos anos. No entanto, muitas escolas ainda apresentam dificuldades para colocar em prática o aparato legal, o que nos faz pensar sobre os dilemas que cercam a efetivação de uma política de educação pluriétnica e intercultural. Frente ao exposto, esta pesquisa foi realizada em uma escola estadual no munícipio de Sidrolândia/MS que atende alunos/as indígenas da etnia Terena. Essa unidade escolar atua junto a aproximadamente 1.200 alunos, sendo 400 no período matutino (destes, cerca de 20% são indígenas). Ademais, diante da constatação de que é um pequeno número de indígenas que consegue chegar à etapa final do Ensino Médio (3º ano), o objetivo deste estudo foi investigar e analisar, a partir de livros didáticos, em que medida a escola consegue implementar Lei nº 9.394/96, bem como identificar possíveis percalços culturais e pedagógicos que incidem diretamente no processo de escolarização de alunos/as indígenas desta unidade escolar.

Biografia do Autor

Ana Carolina Bezerra dos Santos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Graduada em Ciências Sociais (UFMS), especialista em Antropologia e História dos Povos Indígenas (UFMS), mestranda em Antropologia Social (PPGAS/UFMS).

Esmael Alves de Oliveira, Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD Programa de Pós-Graduação em Antropologia - PPGAnt

Professor Adjunto, em regime de dedicação exclusiva, do curso de Ciências Sociais, do Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGAnt) da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Federal da Grande Dourados (FCH/UFGD) e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (PPGAS/UFMS). Possui graduação em Licenciatura Plena em Filosofia pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM (2007); Especialização em Antropologia -UFAM (2008); Mestrado em Antropologia Social - PPGAS/UFAM (2009); Doutorado em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina - PPGAS/UFSC (2014), com estágio doutoral na Universidade Eduardo Mondlane (UEM/Moçambique). Pesquisador vinculado ao Núcleo de Estudos de Identidades e Relações Interétnicas (NUER/UFSC) e ao Grupo de Pesquisa sobre Justiça, Multiculturalismo e Sociedade (DIVERSO/UFGD). Membro do Comitê de Antropologia Visual da Associação Brasileira de Antropologia - ABA (Gestão 2015-2016). Áreas de interesse: Antropologia Urbana, Cinema/Imagens, Antropologia do Corpo e da Saúde, Gênero e Sexualidade.

 

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Publicado

2019-03-04

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Seção

Artigos