Desconstrução e reconstrução: repensado a prática e as experiências escolares acerca do ensino da temática indígena

Alexandre Gomes Teixeira Vieira, Tatiane Lima de Almeida

Resumo


Resumo: São muitos os problemas enfrentados pelo o ensino de história, sobretudo quando se trata da pluralidade e diversidade das etnias indígenas. Este trabalho pretende oferecer um diálogo acerca daquilo que é ensinado para os não índios acerca dos índios nas escolas do Brasil. Para tanto será utilizada a interface Antropologia/História/Educação, respaldada por amplo levantamento bibliográfico e reflexão a partir da Lei 11.645/2008. Tendo em vista que a história indígena tratada no âmbito escolar ainda está carregada de preconceitos e estereótipos, tanto por parte dos professores quanto dos estudantes. Vale salientar que este trabalho não pretende discutir Educação indígena, mas, o ensino da temática indígena nas escolas, tal justificativa se faz necessária, pois, tamanha é a carência de esclarecimentos nessa área que confusões desse tipo ainda são comuns.


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