Agenciamento do mundo pelos Kumuã Ye’pamahsã: o conjunto dos Bahsese na organização do espaço Di’ta Nuhku

Dagoberto Lima Azevedo

Resumo


Este artigo é resultado da minha dissertação do mestrado e ultimamente foi lançado no formato de livro. Tem como objetivo apresentar a organização e o cuidado do espaço Di’ta Nuhku(terra-floresta), a partir do conjunto dos bahsese no alto rio Negro - Noroeste Amazônico. Dos domínios de conhecimento dos kumuã Yepamahsã, isto é, da tríade conceitual e cosmológica que envolve kihti ukuse, bahsese e bahsamori, vou delinear uma proposta que abarca principalmente o bahsese. Em seguida, vou situar o espaço Di´ta Nʉhkʉ através das narrativas mítico-históricas, lançando mão de um esforço descritivo sobre a forma e o conteúdo do espaço Di´ta Nʉhkʉ por meio de uma classificação dos seres (humanos e não humanos) extraída dos kihti ukuse e basesedos kumuã, especialistas dos conhecimentos tradicionais Yepamahsã. Neste contexto, procuro demonstrar como a prática dos bahsese classifica e ordena, equilibra e sustenta os seres e as coisas no espaço Di’ta Nuhku. De modo geral, abordo como o pensamento Yepamahsã mantêm uma circulação ordenada e harmônica e o bem-estar entre os seres sob a plataforma terrestre. Conhecimentos, esses, portadores de uma reflexão particular sobre instituições e formas de vida Yepamahsã, indissociáveis do princípio da dignidade da pessoa humana.


Texto completo:

PDF

Referências


AZEVEDO, Dagoberto Lima. Agenciamento do mundo pelos Kumuã Ye’pamahsã: o conjunto dos Bahsese na organização do espaço Di’ta Nuhku. Yepamahsã mahsise, tʉoñase bahsesepʉ sañase nisé mahsiõri turi ni a ́ti pati Di ́ta Nʉhkʉ kahãsere. / Dagoberto Lima Azevedo. – Manaus: EDUA, 2018. (Coleção Reflexividades Indígenas).

BARRETO, João Paulo Lima. Waimahsã: peixes e humanos / João Paulo Lima Barreto. – Manaus: EDUA, 2018 (Coleção Reflexividades Indígenas).

AZEVEDO, Dagoberto Lima. 2016. Forma e conteúdo do bahsese Yepamahsã: Fragmentos do espaço Di’ta Nuhku. Dissertação de Mestrado. Manaus: Universidade Federal do Amazonas.

BARRETO, João Paulo. 2013. Wai-mahsã: peixes e humanos. Um ensaio de antropologia indígena. Dissertação de Mestrado. Manaus: Universidade Federal do Amazonas.

OMERÕ: constituição e circulação de conhecimentos Yepamahsã (Tukano) /João Paulo Lima Barreto et al.; Universidade Federal do Amazonas. Núcleo de Estudos da Amazônia Indígena (NEAI) – Manaus: EDUA, 2018.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.