Conversaciones fragmentadas y visionarias sobre predación y tecnocapitalismo en la Amazonia colombiana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2525-5223.2022.257002

Palavras-chave:

Amazônia, Cortacabezas, Tecnocapitalismo, etnografia, cinema

Resumo

Este artigo explora o boato do cortador de cabeças a partir de dois tipos de narrativas. Uma, a partir da construção e circulação do boato e como ele veicula as percepções indígenas sobre o perigo da devastação de seres e de mundos. Dois, a partir da análise de sua visualidade, das imagens que produz e de uma série de apostas cinematográficas que traduzem abordagens etnográficas do boato e que nos permitiram ampliar debates sobre extrativismo cultural, intervencionismo e predação na Amazônia em conjunto com colaboradores de alguns indígenas da região. Os repertórios se estendem poeticamente nas formas de representar sensorialmente esse boato. Nossa imaginação cinematográfica é iluminada pela luz de uma série de trocas entre cinema, antropologia, ficção científica e outras operações nas fronteiras do que aqui declaramos como uma experiência etnográfica do corpo e do sentimento.

Biografia do Autor

Salima Cure Valdivieso, UFPE

Investigadora independiente del Núcleo de Investigaciones en Etnicidades (NEPE-UFPE) y del Centro de Pensamiento Amazonias, UNAL.

Andrés Jurado, ULisboa

Investigador del Centro de Estudios de Teatro de La ULisboa, Portugal.

Referências

CURE, Salima. 2010. El cortacabezas. Construcción y circulación de un rumor en la frontera Amazónica de Colombia, Brasil y Perú. Quito: Editorial Abya-Yala.

DAS, Veena. 1996. “Rumor as performative: A contribution to the theory of perlocutionary speech”. Conferencia en honor de Sudhir Kumar Bose, Delhi, St. Stephens College.

FERNÁNDEZ, G. & PEDROSA, J. M. (eds). 2088. Vampiros, sacamantecas, locos, enterrados vivos y otras pesadillas de la razón. Madrid: Calambur Editorial.

GUHA, R., 1994. Elementary Aspects of Peasant lnsurgency in Colonial India. Delhi: Oxford University Press.

JURADO, Andrés. 2013. “¿Cómo le gustó América?”. Cuadernos de Música, Artes Visuales y Artes Escénicas, 8(1):127-144

JURADO, Andrés. 2022. Yarokamena. Documental Experimental. La Vulcanizadora-Kintop.

TAUSSIG, M. T. 1980. The Devil and Commodity Fetishism in South America. Chapel Hill: University of North Carolina Press.

SCHEPER-HUGHES, N. 1996. “Theft of life: Organ stealing rumours”. Anthropology Today, 12(3):3-10.

STEWARTY, P. & STRATHERN, A. 2008. Brujería, hechicería, rumores y habladurías. Madrid: Ediciones Akal.

TURNER, P. 1993. I Heard It on the Gravepine: Rumor in African-American Culture. Berkeley: University of California Press.

VALENTIM, M. A. 2014. “A sobrenatureza da catástrofe”. Revista Landa, 3(1):3-25.

WHITE, L. 2000. Speaking With Vampires: Rumor and History in Colonial Africa. Berkeley: University of California Press.

Publicado

2023-07-10

Edição

Seção

Dossiê