O Cantar de Hare Krishna

Autores/as

  • Bruno Cesar UFPE
  • Gisele Mirella
  • Klever Alberto
  • Leandro Sipriano
  • Thaiza Vasconcelos

Palabras clave:

Hare Krishna, Cerimônia, Procedimentos ritualísticos, Comunidade

Resumen

Procurando retratar uma cerimônia dos devotos de Krishna(Deus), este vídeo apresenta o ponto central dos sistemas de relações entre os participantes que é o canto de mantras, especialmente o maha mantra, que são os nomes da divindade suprema. Onde pode-se direcionar a mente, os sentidos e todo o corpo para a relação pessoal da espiritualidade, devotando o tempo e o corpo numa meditação individual e também através do canto e dança congregacional.

O movimento Hare Krishna foi iniciado no ocidente por Srila Prabhupada, um mestre espiritual vindo da Índia, que nos anos de 1965, aos 69 anos começa a divulgar em diversos países os princípios de uma linha do Vaishnavismo, um ramo monoteísta do Hinduísmo, que remonta a uma cultura de mais de 5 mil anos. Que descreve por meio de uma vasta literatura sagrada uma yoga, ou conexão com Deus, que visa desenvolver o amor puro nesta relação. Os princípios são basicamente expressos em; compaixão, austeridade, veracidade e pureza. O exercício da compaixão, ou não violência, pela ingestão de alimentos vegetarianos, a austeridade, que é a não ingestão de álcool ou drogas, a veracidade é o não envolvimento em jogos de azar, para não estimular a cobiça, e a pureza é desenvolvida na medida em que se encerra o sexo ilícito, de forma que possa, assim, subsidiar uma maneira mais pura de cantar os nomes de Deus. Atualmente há centenas de templos Hare Krishna pelo mundo, comunidades rurais, escolas e centros culturais.

Entende-se que todos os nomes de Krishna, tais como Rama, Hari, Govinda, entre muitos outros, possuem a substância do próprio Deus, isto é, o nome não é diferente do próprio Deus. Por essa razão há a repetição dos nomes com a intenção de purificar os pensamentos e atividades do praticante. Dessa forma, todos os processos realizados no movimento Hare Krishna, seja a preparação de uma cerimônia, realização dos procedimentos ritualísticos, oferecimento de alimentos vegetarianos gratuitos também para visitantes(Prasada), o estudo das escrituras védicas, ou mesmo as vestes usadas nessas ocasiões, buscam oferecer suporte para o canto em comunidade. De um modo que tudo possa lembrar Deus e sua relação com Ele.

Neste vídeo são relacionados dois dias de cerimônia, onde nas primeiras cenas exibe-se um momento em que todos estão sentados, o kirtana, é o canto congregacional por meio de instrumentos como o harmônio, instrumento de teclas com fole semelhante ao funcionamento de uma sanfona, o karatalas são pequenos pratos de bronze ou latão que acompanham os diferentes ritmos, e também tem-se a mrdanga, instrumento de percussão feito de barro que emite sons graves e agudos. Por fim temos a entrevista intercalada com outras cenas de um devoto que procura correlacionar a importância do canto do maha mantra.

 

Ficha técnica:

Produção: Bruno Cesar, Gisele Mirella, Klever Alberto, Leandro Sipriano, Thaisa Vasconcelos

Imagens/Operador De Câmera: Klever Alberto

Edição: Bruno Cesar

Roteirista e Texto: Bruno Cesar

 

O Cantar de Hare Krishna

Publicado

2024-02-08

Número

Sección

Filmes