Economia criativa, museus e turismo
Mots-clés :
Economia Criativa, Museus, Turismo.Résumé
Ações de economia criativa já estão sendo desenvolvidas em vários museus com a finalidade de produzir perspectivas de geração de renda que garantam a sustentabilidade e a geração de fluxos econômicos para os museus e para o entorno. Este vídeo é resultado de pesquisas realizadas de 2013 a 2015 que tiveram como objetivo contribuir com a análise sobre a relação da economia criativa com os museus e o turismo, tendo apoio do Departamento de Hotelaria e Turismo (DHT) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), através do Edital n. 80/2013.
Foram realizados acompanhamentos e análises de projetos e ações que estavam sendo desenvolvidos em alguns museus da cidade de Recife-Pernambuco-Brasil, procurando identificar os que se inseriam nos princípios norteadores da economia criativa brasileira: diversidade cultural, sustentabilidade, inclusão social e inovação. Foram pesquisados cinco museus e seus projetos e realizadas entrevistas com os gestores desses espaços para entender como as ações criativas são pensadas e criadas. Os museus analisados foram: O Museu Cais do Sertão, cuja composição é baseada na economia criativa; o Museu Paço do Frevo, através do projeto “Quinta do Paço” que compreende apresentações musicais permitindo a interação do frevo com diferentes estéticas, estilos e linguagens e facilitando a cadeia produtiva do frevo; o Museu Murillo La Greca, com o projeto “Praias do Capibaribe”, onde o museu é ambientado como um simulacro de uma praia onde são desenvolvidas várias atividades; o Espaço Pasárgada, com a “Oficina Cartoneira”, inspirada no Movimento Cartoneiro, é uma alternativa de edição para autores e pequenos editores trabalharem de forma colaborativa; e a Casa Museu Magadalena e Gilberto Freyre, com o projeto “Chá com Charme”, que compreende uma chá da tarde temático a partir das obras de Freyre, facilitando a cadeia de artistas, músicos, poetas, etc.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) a economia criativa nos museus fomentam a relação museu-comunidade, considerando a função social dos museus, produzindo novas perspectivas de geração de renda pautadas em produtos e serviços, que aproveitem potencialidades, saberes e fazeres. Portanto, ações criativas nos museus agregam valor a esses espaços, potencializam uma cadeia produtiva que atua em rede com o museu, gera valor simbólico e econômico e ajuda a aumentar o fluxo de visitantes, colabora com o capital cultural e faz com que o visitante consiga se identificar e se reconhecer nos museus.
Ficha técnica:
Autora:Isabela Andrade de Lima Morais
Direção, Edição de Imagem e Texto: Isabela Andrade de Lima Morais

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