Correlação entre perfil sociodemográfico e acadêmico e formas de ingresso na graduação em enfermagem

Cássio de Almeida Lima, Maria Aparecida Vieira, Fernanda Marques da Costa, Jucimere Fagundes Durães Rocha, Orlene Veloso Dias

Resumo


RESUMO

Objetivo: investigar as formas de ingresso no Curso de Graduação em Enfermagem e a correlação com características sociodemográficas e acadêmicas dos estudantes. Método: estudo quantitativo e transversal, de cunho censitário, feito com todos os alunos do Curso de Enfermagem de uma universidade pública, entre março e abril de 2012, aplicando-se questionário estruturado. Analisaram-se os dados por meio da estatística descritiva, do Teste Qui-quadrado de Pearson e análise múltipla por meio da regressão logística. O projeto de pesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa - Parecer Consubstanciado n.º 2982/2011. Resultados: os discentes mais jovens que não participam da vida econômica da família e ocupam a maior parte do tempo com estudo, ingressaram pelo vestibular tradicional, quando comparados aos que ingressaram pelo método de transferência ou obtenção de novo título. Conclusão: características sociodemográficas e acadêmicas interferem nas formas de ingresso na graduação em Enfermagem. Descritores: Estudantes de Enfermagem; Educação em Enfermagem; Educação Superior.

ABSTRACT

Objective: investigating the ways of entering the Graduate Course of Nursing and the correlation with socio-demographic and academic characteristics of students. Method: a quantitative and cross-sectional study of census nature, made with all students of the Nursing Course of a public university, between March and April 2012, applying a structured questionnaire. There were analyzed the data using descriptive statistics, the Pearson's Chi-square Test and multivariate analysis by logistic regression. The research project was approved by the Research Ethics Committee - Opinion Embodied n.º 2982/2011. Results: younger students who do not participate in the economic life of the family and take up most of the time with study, joined by the traditional college entrance when compared to that entered by the transfer method or obtaining new title. Conclusion: socio-demographic and academic characteristics interfere in the forms of entry into graduate Nursing. Descriptors: Nursing Students; Nursing Education; Higher Education.

RESUMEN

Objetivo: investigar las maneras de entrar en el Curso de Pregrado en Enfermería y la correlación con las características socio-demográficas y académicas de los estudiantes. Método: estudio cuantitativo y transversal de la naturaleza del censo, hecho con todos los alumnos del Curso de Enfermería de una universidad pública, entre marzo y abril de 2012, con la aplicación de un cuestionario estructurado. Se analizaron los datos utilizando la estadística descriptiva, la prueba Chi-cuadrado de Pearson y el análisis multivariado por regresión logística. El proyecto de investigación fue aprobado por el Comité de Ética en la Investigación - Opinión soportado n.º 2982/2011. Resultados: los estudiantes más jóvenes que no participan en la vida económica de la familia y ocupan la mayor parte del tiempo con el estudio, junto con el ingreso tradicional a la universidad en comparación con aquellos ingresados por el método de transferencia o la obtención de nuevo título. Conclusión: las características sociodemográficas y académicas interfieren en las formas de entrada en la enfermería de pregrado. Descriptores: Estudiantes de Enfermería; Educación en Enfermería; Educación Superior.


Palavras-chave


Nursing Students; Education, Nursing; Higher Education.

Texto completo:

PDF PDF (English)


DOI: https://doi.org/10.5205/1981-8963-v9i4a10551p7986-7994-2015



Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

INDEXADORES E BASES BIBLIOGRÁFICAS:

 doajPeriódicoscapes

bvs elsevier nlm diadorim periodicaabec

 

cinahl citefactor cuidenplusb socolar ulrichs sumarios