Competências profissionais e o processo de formação em enfermagem: revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.5205/1981-8963-v9i8a10745p9393-9398-2015Palavras-chave:
competência profissional, ensino superior, enfermagem.Resumo
RESUMOObjetivo: identificar o significado que o professor atribui as competências profissionais e a intervenções propostas pelas novas Diretrizes Curriculares. Método: revisão integrativa que teve como questão << O que tem sido produzida acerca das competências profissionais e o processo de formação em enfermagem? >>. A busca foi realizada nas bases de dados LILACS, BDENF, MEDLINE e TESESENF. Para presente revisão foram analisados 11 artigos publicados no período de 2005 a 2011. Resultados: Os artigos abordaram em seu objetivo a temática competência profissional: na construção do projeto político pedagógico (54,5%) e como uma ferramenta a ser desenvolvidas nos discentes (45,5%). Conclusão: Esperamos que a temática identificada neste estudo contribua para o desenvolvimento de pensamentos e atitudes críticos/reflexivos na enfermagem. Descritores: Competência Profissional; Ensino Superior; Enfermagem.
ABSTRACT Objective: to identify the meaning that professors assign professional competences and interventions proposed by the new Curriculum Guidelines. Method: a integrative review that the question is << Which has been produced about the professional competences and the formation process on nursing? >>. The research was realized in LILACS, BDENF, MEDLINE and TESESENF Databases. To review was analyzed 11 articles published since 2015 to 2011. Results: the articles addressed in its aims the theme professional competences: on conception of political pedagogical project (54,5%) and how the way to be developed on professors (45,5%). Conclusion: we hope that identify theme in this study contribute to the development over critical / reflexive attitudes in nursing. Descriptors: Professional Competences; Higher Education; Nursing.RESUMEN
Objetivo: Identificar el sentido de que los maestros asignan las competencias profesionales y las intervenciones propuestas por las nuevas Directrices Curriculares. Método: revisión integradora que fue cuestionar << Lo que se ha producido sobre las habilidades profesionales y el proceso de formación en enfermería >> ?. La búsqueda se realizó en las bases de datos LILACS, BDENF, MEDLINE y TESESENF. Para esta revisión se analizaron 11 artículos publicados en el período 2005-2011. Resultados: Los artículos abordan el su tema la competencia profesional: la construcción del proyecto político pedagógico (54,5%) y como una herramienta para desarrollar en los estudiantes (45,5%). Conclusión: esperamos que la cuestión identificada en este estudio contribuirá al desarrollo del pensamiento crítico y actitudes / reflexivo en enfermeira. Descriptors: Competencia Profesional; Educación más alta; Enfermería.
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