Competências profissionais e o processo de formação em enfermagem: revisão integrativa

Autores

  • Luciene Rodrigues Barbosa Faculdade Anhanguera de Guarulhos

DOI:

https://doi.org/10.5205/1981-8963-v9i8a10745p9393-9398-2015

Palavras-chave:

competência profissional, ensino superior, enfermagem.

Resumo

RESUMO

Objetivo: identificar o significado que o professor atribui as competências profissionais e a intervenções propostas pelas novas Diretrizes Curriculares. Método: revisão integrativa que teve como questão << O que tem sido produzida acerca das competências profissionais e o processo de formação em enfermagem? >>. A busca foi realizada nas bases de dados LILACS, BDENF, MEDLINE e TESESENF. Para presente revisão foram analisados 11 artigos publicados no período de 2005 a 2011. Resultados: Os artigos abordaram em seu objetivo a temática competência profissional: na construção do projeto político pedagógico (54,5%) e como uma ferramenta a ser desenvolvidas nos discentes (45,5%). Conclusão: Esperamos que a temática identificada neste estudo contribua para o desenvolvimento de pensamentos e atitudes críticos/reflexivos na enfermagem. Descritores: Competência Profissional; Ensino Superior; Enfermagem.

ABSTRACT Objective: to identify the meaning that professors assign professional competences and interventions proposed by the new Curriculum Guidelines. Method: a integrative review that the question is << Which has been produced about the professional competences and the formation process on nursing? >>. The research was realized in LILACS, BDENF, MEDLINE and TESESENF Databases. To review was analyzed 11 articles published since 2015 to 2011. Results: the articles addressed in its aims the theme professional competences: on conception of political pedagogical project (54,5%) and how the way to be developed on professors (45,5%). Conclusion: we hope that identify theme in this study contribute to the development over critical / reflexive attitudes in nursing. Descriptors: Professional Competences; Higher Education; Nursing.

RESUMEN

Objetivo: Identificar el sentido de que los maestros asignan las competencias profesionales y las intervenciones propuestas por las nuevas Directrices Curriculares. Método: revisión integradora que fue cuestionar << Lo que se ha producido sobre las habilidades profesionales y el proceso de formación en enfermería >> ?. La búsqueda se realizó en las bases de datos LILACS, BDENF, MEDLINE y TESESENF. Para esta revisión se analizaron 11 artículos publicados en el período 2005-2011. Resultados: Los artículos abordan el su tema la competencia profesional: la construcción del proyecto político pedagógico (54,5%) y como una herramienta para desarrollar en los estudiantes (45,5%). Conclusión: esperamos que la cuestión identificada en este estudio contribuirá al desarrollo del pensamiento crítico y actitudes / reflexivo en enfermeira. Descriptors: Competencia Profesional; Educación más alta; Enfermería.

Biografia do Autor

Luciene Rodrigues Barbosa, Faculdade Anhanguera de Guarulhos

Doutoranda em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo, Mestre em Enfermagem pela UnG, Graduada em Enfermagem, Especialista em Enfermagem Obstétrica pela UFAM, Saúde Coletiva com Ênfase em Programa Estratégia da Familia pela Faculdade Literatus e Metodologias para Educação a Distância pela Anhaguera Educacional. Atuou como enfermeira assistência e supervisora na área Hospitalar, Saúde Pública, Home Care e professor conteúdistas no Ensino a Distância. Atualmente é docente de graduação na Anhanguera Educacional, além de membro do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Comunicação em Enfermagem do CNPQ/EEUSP. Desenvolve pesquisas em Comunicação e gestão de pessoas e Ensino da Comunicação. E membro do Grupo de Estudo Grupo de Estudo em Práticas e Educação Baseadas em Evidência (GEPEBE). Produção científica com destaque nos seguintes temas: competência gerenciais, comunicação, ensino, saúde da mulher.

Publicado

22-07-2015

Como Citar

BARBOSA, Luciene Rodrigues. Competências profissionais e o processo de formação em enfermagem: revisão integrativa. Revista de Enfermagem UFPE on line, Recife, v. 9, n. 8, p. 9393–9398, 2015. DOI: 10.5205/1981-8963-v9i8a10745p9393-9398-2015. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/view/10745. Acesso em: 12 out. 2025.

Edição

Seção

Revisão integrativa

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