O ensino das competências gerenciais na percepção dos docentes de curso do enfermagem

Luciene Rodrigues Barbosa, Luciane Lucio Pereira

Resumo


RESUMO

Objetivo: conhecer a percepção dos docentes que atuam em cursos de graduação em enfermagem em relação ao desenvolvimento de competências gerenciais nos discentes durante o curso de graduação. Método: estudo descritivo-exploratório com abordagem qualitativa, que será realizado em uma Instituição de Ensino Superior privada no Município de Guarulhos, com enfermeiros docentes que ministraram aulas nas disciplinas práticas e/ou teóricas no Curso de Graduação em Enfermagem. A coleta de dados será realizada por meio de entrevista gravadas utilizando questões norteadoras a respeito da temática. As narrativas provenientes da entrevista serão transcritos e submetidas à análise de conteúdo. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa mediante CAAE nº 02486012.6.0000.5506. Resultados esperados: identificar as estratégias e/ou ferramentas utilizada pelo docente para ajudar os graduandos na compreensão de suas competências e verificar a relevância que o docente atribui ao ensino desta temática e como sua disciplina tem contribuído. Descritores: Enfermagem; Ensino; Competência Profissional.

ABSTRACT

Objective: to know the perception of teachers who work in undergraduate nursing courses in relation to the development of managerial skills in students during the undergraduate course. Method: an exploratory descriptive study with a qualitative approach, which will be conducted in a private Higher Education Institution in the city of Guarulhos, with nurses teachers who taught classes on practical and/or theoretical subjects in the Undergraduate Nursing Course. Data will be collected through recorded interviews using guiding questions about the theme. Narratives from the interviews will be transcribed and subjected to content analysis. The project was approved by the Research Ethics under CAAE no. 02486012.6.0000.5506. Expected results: to identify the strategies and/or tools used by teachers to help undergraduates in understanding their skills and check how relevant the teaching of this theme is, according to teachers, and how this subject has contributed. Descriptors: Nursing; Education; Professional Skills.

RESUMEN

Objetivo: conocer la percepción de los docentes que enseñan en los cursos universitarios en enfermería en relación con el desarrollo de las habilidades de gestión en los estudiantes durante el curso universitario. Método: un estudio exploratorio descriptivo con un abordaje cualitativo, que se llevará a cabo en una Institución de Educación Superior privada en la ciudad de Guarulhos, con los enfermeros profesores que enseñan clases sobre temas prácticos y/o teóricos en la Graduación en Enfermería. La recolección de datos se realizará a través de entrevistas grabadas con preguntas orientadoras sobre el tema. Los relatos de las entrevistas serán transcritos y sometidos al análisis de contenido. El proyecto fue aprobado por el Comité de Ética en Investigación bajo el CAAE nº 02486012.6.0000.5506. Resultados esperados: identificar las estrategias y/o herramientas que utilizan los docentes para ayudar a los graduandos en la comprensión de sus habilidades y comprobar la importancia que el docente asigna a la enseñanza de este tema y cómo su disciplina ha contribuido. Descriptores: Enfermaría; Educación; Competencia Profesional.


Palavras-chave


nursing; education; professional skills

Texto completo:

PDF (English) PDF


DOI: https://doi.org/10.5205/1981-8963-v8i3a9740p784-786-2014



Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

INDEXADORES E BASES BIBLIOGRÁFICAS:

 doajPeriódicoscapes

bvs elsevier nlm diadorim periodicaabec

 

cinahl citefactor cuidenplusb socolar ulrichs sumarios