O ensino das competências gerenciais na percepção dos docentes de curso do enfermagem

Autores

  • Luciene Rodrigues Barbosa Universidade de Guarulhos
  • Luciane Lucio Pereira Universidade de Guarulhos

DOI:

https://doi.org/10.5205/1981-8963-v8i3a9740p784-786-2014

Palavras-chave:

nursing, education, professional skills

Resumo

RESUMO

Objetivo: conhecer a percepção dos docentes que atuam em cursos de graduação em enfermagem em relação ao desenvolvimento de competências gerenciais nos discentes durante o curso de graduação. Método: estudo descritivo-exploratório com abordagem qualitativa, que será realizado em uma Instituição de Ensino Superior privada no Município de Guarulhos, com enfermeiros docentes que ministraram aulas nas disciplinas práticas e/ou teóricas no Curso de Graduação em Enfermagem. A coleta de dados será realizada por meio de entrevista gravadas utilizando questões norteadoras a respeito da temática. As narrativas provenientes da entrevista serão transcritos e submetidas à análise de conteúdo. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa mediante CAAE nº 02486012.6.0000.5506. Resultados esperados: identificar as estratégias e/ou ferramentas utilizada pelo docente para ajudar os graduandos na compreensão de suas competências e verificar a relevância que o docente atribui ao ensino desta temática e como sua disciplina tem contribuído. Descritores: Enfermagem; Ensino; Competência Profissional.

ABSTRACT

Objective: to know the perception of teachers who work in undergraduate nursing courses in relation to the development of managerial skills in students during the undergraduate course. Method: an exploratory descriptive study with a qualitative approach, which will be conducted in a private Higher Education Institution in the city of Guarulhos, with nurses teachers who taught classes on practical and/or theoretical subjects in the Undergraduate Nursing Course. Data will be collected through recorded interviews using guiding questions about the theme. Narratives from the interviews will be transcribed and subjected to content analysis. The project was approved by the Research Ethics under CAAE no. 02486012.6.0000.5506. Expected results: to identify the strategies and/or tools used by teachers to help undergraduates in understanding their skills and check how relevant the teaching of this theme is, according to teachers, and how this subject has contributed. Descriptors: Nursing; Education; Professional Skills.

RESUMEN

Objetivo: conocer la percepción de los docentes que enseñan en los cursos universitarios en enfermería en relación con el desarrollo de las habilidades de gestión en los estudiantes durante el curso universitario. Método: un estudio exploratorio descriptivo con un abordaje cualitativo, que se llevará a cabo en una Institución de Educación Superior privada en la ciudad de Guarulhos, con los enfermeros profesores que enseñan clases sobre temas prácticos y/o teóricos en la Graduación en Enfermería. La recolección de datos se realizará a través de entrevistas grabadas con preguntas orientadoras sobre el tema. Los relatos de las entrevistas serán transcritos y sometidos al análisis de contenido. El proyecto fue aprobado por el Comité de Ética en Investigación bajo el CAAE nº 02486012.6.0000.5506. Resultados esperados: identificar las estrategias y/o herramientas que utilizan los docentes para ayudar a los graduandos en la comprensión de sus habilidades y comprobar la importancia que el docente asigna a la enseñanza de este tema y cómo su disciplina ha contribuido. Descriptores: Enfermaría; Educación; Competencia Profesional.

Biografia do Autor

Luciene Rodrigues Barbosa, Universidade de Guarulhos

Graduada em Enfermagem, Mestranda em Enfermagem pela Universidade Guarulhos. Especialista em Enfermagem Obstétrica pela Universidade Federal do Amazonas, Saúde Coletiva com Ênfase em Programa Estratégia da Familia pela Faculdade Literatus e Metodologias para Educação a Distância pela Anhaguera Educacional. Atuou como enfermeira assistência e supervisora na área Hospitalar, Saúde Pública, Home Care e professor conteúdistas no Ensino a Distância. Atualmente é docente de graduação na Anhanguera Educacional, além de membro do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Comunicação em Enfermagem do CNPQ/EEUSP. Desenvolve pesquisas em Comunicação e gestão de pessoas e Ensino da Comunicação. E membro do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Humanização em Saúde do CeHFI/UNIFESP.Produção científica com destaque nos seguintes temas: competência gerenciais, comunicação, ensino, saúde da mulher, espiritualidade, humanização.

Luciane Lucio Pereira, Universidade de Guarulhos

Possui Graduação em Enfermagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1984), Especialização em Administração Hospitalar e de Sistemas de Saúde pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (1986), Mestrado em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (1992) e Doutorado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (1999). Atualmente é Vice-Reitora Acadêmica da Universidade Guarulhos, docente do Programa de Mestrado em Enfermagem da Universidade Guarulhos, docente convidada da Universidade Católica Portuguesa. Tem experiência na área de Enfermagem e Educação, com ênfase em comunicação e desenvolvimento interpessoal.

Publicado

08-02-2014

Como Citar

BARBOSA, Luciene Rodrigues; PEREIRA, Luciane Lucio. O ensino das competências gerenciais na percepção dos docentes de curso do enfermagem. Revista de Enfermagem UFPE on line, Recife, v. 8, n. 3, p. 784–786, 2014. DOI: 10.5205/1981-8963-v8i3a9740p784-786-2014. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/view/9740. Acesso em: 12 out. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)