Estratégia de educação permanente para o apoio aeromédico

Wagner Luiz Melo Bonin, Ana Lúcia Abrahão, Daniel Larovita, Elaine Antunes Cortez, Fabíola Chaves Fernandes, Marcos Paulo Fonseca Corvino, Nereida Lucia Palko Santos

Resumo


RESUMO

Objetivo: identificar estratégias educativas para o esclarecimento das equipes de APH terrestre quanto às indicações de acionamento do socorro aeromédico. Método: estudo descritivo, com abordagem qualitativa. Utilizou a confrontação entre as Normas Gerais de Ação do Atendimento pré-hospitalar e as notas publicadas sobre acionamento do serviço aeromédico, sendo estas validadas pelos participantes do estudo mediante questionário estruturado que contou com a participação de 14 integrantes do Grupamento de Operações Aéreas. Resultados: mostram índice no acionamento do serviço aeromédico abaixo da capacidade de atendimento do Grupamento de Operações Aéreas do Rio de Janeiro (RJ), Brasil. A insegurança no acionamento por parte dos profissionais do atendimento pré-hospitalar foi destacada como o principal motivo para a ocorrência deste fato. Conclusão: a aplicação da educação permanente em saúde e a reestruturação do processo de acionamento do aeromédico poderiam desmistificar este serviço entre os profissionais do atendimento pré-hospitalar e ampliar a utilização deste recurso à população Carioca. Descritores: Educação Continuada; Resgate Aéreo; Serviços Médicos de Emergência.

ABSTRACT

Objective: to identify educational strategies for the clarification of terrestrial APH teams, regarding the indications for the activation of aeromedical assistance. Method: descriptive study with a qualitative approach. It used the confrontation between the General Standards of Pre-hospital Care Action and the published notes on the activation of the aeromedical service, which were validated by the study participants through a structured questionnaire, which was carried out by 14 members of the Air Operations Group. Results: show index in the activation of the aeromedical service below the capacity of attendance of the Air Group of Operations from Rio de Janeiro (RJ), Brazil. The insecurity in the activation by the professionals of the prehospital care was highlighted as the main reason for occurrence of this fact. Conclusion: the application of continuing education in health and the restructuring of the aeromedical activation process could demystify this service among prehospital care professionals and extend the use of this resource to the Carioca population. Descriptors: Education, Continuing; Air Ambulances; Emergency Medical Services.

RESUMEN

Objetivo: identificar estrategias educativas aclaración de los equipos de APH terrestre, cuanto a las indicaciones de accionamiento de ayuda. Método: estudio descriptivo con un enfoque cualitativo. Utiliza la confrontación entre las Normas Generales de Acción de la Atención pre-hospitalaria y las notas publicadas sobre activación del servicio aeromédico, siendo estas validadas por los participantes del estudio a través de cuestionario estructurado, con la participación de 14 miembros del Agrupación de Operaciones Aéreas. Resultados: muestran índice en el accionamiento de servicio aeromédico abajo de la capacidad del grupo de operaciones aéreas en Rio de Janeiro (RJ), Brasil. La inseguridad en la unidad de profesionales de la atención pre-hospitalaria se destacó como la principal razón para la ocurrencia de este hecho. Conclusión: la implementación de la educación permanente en salud y de la reestructuración del proceso de accionamiento aeromédico podrían desmitificar este servicio entre los profesionales de la atención pre-hospitalaria y extender el uso de este recurso a la población del Rio de Janeiro. Descriptores: Educación Continua; Ambulancias Aéreas; Servicios Médicos de Urgencia.


Palavras-chave


Educação continuada; Resgate aéreo; Serviços médicos de emergência.

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DOI: https://doi.org/10.5205/1981-8963-v10i6a11254p4757-4765-2016



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