Monitoria acadêmica em bases para o cuidar do indivíduo e família: um relato de experiência

Juliana Rodrigues, Thaynara Freitas Oliveira, Berendina Elsina Bouwman Christóforo, Letícia Palota Eid, Yolanda Rufina Condorimay Tacsi

Resumo


RESUMO

Objetivo: relatar a experiência de monitoria na disciplina de Bases para o Cuidar do Indivíduo e da Família I e II. Método: estudo descritivo, tipo relato de experiência, realizado a partir da monitoria da atividade curricular na disciplina de Bases para o Cuidar do Indivíduo e da Família I e II, no segundo semestre de 2014 e no primeiro semestre de 2015, do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Goiás/UFG, Regional Jataí/GO. Resultados: percebemos a importância de pôr em prática conhecimentos adquiridos em aulas teóricas da disciplina de Bases e da associação de conteúdos aprendidos em outras disciplinas. Conclusão: a atividade proporcionou uma experiência gratificante com o compartilhamento de aprendizagem; também forneceu maior interação com os acadêmicos de outros períodos do mesmo Curso e auxiliou na descoberta de competências e habilidades como futura Docente. Descritores: Enfermagem; Laboratórios; Educação em Enfermagem.

ABSTRACT

Objective: to report the experience of monitoring in the subject Care Basis for the Individual and the Family I and II. Method: a descriptive study type experience report, carried out from the monitoring of curricular activity in the subject Care Basis for the Individual and the Family I and II, in the second half of 2014 and the first half of 2015, in the Nursing Graduate Course of the Federal University of Goiás/UFG, Regional Jataí/GO. Results: we realized the importance of practice the knowledge acquired in lectures, both in the subjects Care Basis and content association learned in other subjects. Conclusion: the activity provided a rewarding experience, with the learning sharing; also provided greater interaction with scholars from other periods of the same course and helped in the discovery of skills and abilities as a future Teacher. Descriptors: Nursing; Laboratories; Nursing Education.

RESUMEN

Objetivo: relatar la experiencia de monitoría en la disciplina de Bases para el Cuidar del Individuo y de la Familia I y II. Método: estudio descriptivo, tipo relato de experiencia, realizado a partir de la monitoría de la actividad curricular en la disciplina de Bases para el Cuidar del Individuo y de la Familia I y II, en el segundo semestre de 2014 y en el primer semestre de 2015, del Curso de Graduación en Enfermería de la Universidad Federal de Goiás/UFG, Regional Jataí/GO. Resultados: percibimos la importancia de poner en práctica conocimientos adquiridos en aulas teóricas, tanto de la disciplina de Bases y de la asociación de contenidos aprendidos en otras disciplinas. Conclusión: la actividad proporcionó una experiencia gratificante, con la división de aprendizaje también, forneció mayor interacción con los académicos de otros períodos del mismo Curso y auxilió en el descubrimiento de competencias y habilidades como futura Docente. Descriptores: Enfermería; Laboratorios; Educación en Enfermería.


Palavras-chave


enfermagem; laboratórios; educação em enfermagem.

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DOI: https://doi.org/10.5205/1981-8963-v10i8a11386p3137-3141-2016



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