Formação acadêmica em enfermagem: implicações nas competências gerenciais do enfermeiro

Clênia Oliveira Cavalcanti, Maria Bernadete Sousa Costa

Resumo


RESUMO

Objetivo: refletir acerca das questões relacionadas à formação de recursos humanos em Enfermagem, referente à formação de competências gerenciais do enfermeiro durante a graduação. Método: estudo descritivo, de reflexão teórica com vistas à importância estratégica da formação acadêmica na política de recursos humanos para o desenvolvimento do Brasil, uma vez que impulsiona a cidadania, o conhecimento técnico-científico e cultural e impacta o mercado de trabalho. Resultado: como análise considerou-se que o ensino por competências pode ajudar a transformar a formação de enfermagem onde a dissociação teoria-prática é evidenciada quando o egresso da formação tradicional se depara com o mundo do trabalho. Conclusão: faz-se necessário, portanto, à inclusão de metodologias ativas, articulação entre ensino/serviço e a aplicação real das Diretrizes Curriculares Nacionais que apresentam um texto com pretensões de formar um profissional crítico-reflexivo, ativo diante das demandas do mercado de trabalho. Descritores: Gestão Em Saúde; Competência Profissional; Formação de Recursos Humanos; Enfermagem.

ABSTRACT

Objective: to reflect on issues related to human resources training in Nursing, concerning the formation of managerial skills of nurses during graduation. Method: a descriptive study of theoretical reflection regarding the strategic importance of academic training in human resource development policy in Brazil since it boosts citizenship, scientific-technical and cultural knowledge and impacts the labor market. Results: as an analysis it was considered that by teaching skills can help transforming nursing education in which theory and practice dissociation is evidenced due to the egress of traditional education is faced with the world of work. Conclusion: it is necessary, therefore, the inclusion of active methodologies, articulation of teaching/service and the actual implementation of the National Curriculum Guidelines, which have a text with pretensions of forming a critical- reflective professional, active before the demands of the labor market. Descriptors: Health Management; Professional Competence; Training Human Resources; Nursing.

RESUMEN

Objetivo: reflexionar sobre las cuestiones relacionadas con la formación de recursos humanos en Enfermería, en relación con la formación de las capacidades de gestión de las enfermeras durante la graduación. Método: Estudio descriptivo de reflexión teórica sobre la importancia estratégica de la formación académica en la política de desarrollo de recursos humanos en Brasil, una vez que aumenta la ciudadanía, el conocimiento científico-técnico y cultural y los impactos del mercado de trabajo. Resultados: como análisis se consideró que mediante la enseñanza de habilidades se puede ayudar a transformar la educación de enfermería en la que se pone de manifiesto la teoría y la práctica de la disociación cuando el egreso de la educación tradicional se enfrenta con el mundo del trabajo. Conclusión: es necesario, por lo tanto, la inclusión de metodologías activas, la articulación de la enseñanza/servicio y la aplicación efectiva de las Directrices Curriculares Nacionales que tienen un texto con pretensiones de formar un profesional crítico-reflexivo, activo, teniendo en cuenta las demandas del mercado laboral. Descriptores: Gestión de la Salud; Competencia Profesional; Formación de Recursos Humanos; Enfermería.


Palavras-chave


gestão em saúde; competência profissional; formação de recursos humano; enfermagem.

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DOI: https://doi.org/10.5205/1981-8963-v7i12a12400p7234-7241-2013



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