Avaliação da ansiedade e autoestima em concluintes do curso de graduação em enfermagem

Brigitt Vasconcelos de Brito Gomes Lima, Flávia Maiele Pedroza Trajano, Gabriel Chaves Neto, Rayanne Santos Alves, Jamilton Alves Farias, João Euclides Fernandes Braga

Resumo


RESUMO

Objetivo: avaliar os níveis de ansiedade e autoestima em estudantes de enfermagem. Método: estudo descritivo, de campo, com abordagem quantitativa, desenvolvido com 51 estudantes de graduação em Enfermagem. O instrumento para a coleta de dados foi O Inventário de Ansiedade Traço (IDATE) e a Escala de Autoestima de Rosenberg (EAR). Para análise estatística dos dados utilizou o Programa GraphPadPrism. Resultados: ao avaliar os níveis de ansiedade dos estudantes concluintes, prevaleceu a ocorrência de Alta Ansiedade e Baixa Autoestima. Conclusão: por apresentarem alterações em seus níveis de ansiedade e autoestima, os estudantes estão sujeitos a dificuldades de aprendizado, necessitando de intervenções que melhorem esses níveis, promovendo qualidade de vida. Descritores: Ansiedade; Autoimagem; Estudantes de Enfermagem.

ABSTRACT

Objective: to evaluate the levels of anxiety and self-esteem in nursing students. Method: this is a descriptive, field study, with a quantitative approach, developed with 51 undergraduate students in Nursing. The instrument for data collection was The Trait Anxiety Inventory (IDATE) and the Rosenberg Self-Esteem Scale (EAR). For statistical analysis of the data, the GraphPadPrism Program was used. Results: when evaluating the anxiety levels of the students, the occurrence of High Anxiety and Low Self-Esteem prevailed. Conclusion: because they have changes in their levels of anxiety and self-esteem, students are subject to learning difficulties, requiring interventions that improve these levels, promoting quality of life. Descriptors: Anxiety; Self Image; Nursing Students.

RESUMEN

Objetivo: evaluar los niveles de ansiedad y autoestima en estudiantes de enfermería. Método: estudio descriptivo, de campo, con enfoque cuantitativo, desarrollado con 51 estudiantes de graduación en Enfermería. El instrumento para la recolección de datos fue el Inventario de Ansiedad Trazo (IDATE) y la Escala de Autoestima de Rosenberg (EAR). Para análisis estadística de los datos se utilizo el Programa GraphPadPrism. Resultados: al evaluar los niveles de ansiedad de los estudiantes concluyentes, prevaleció la Alta Ansiedad y Baja Autoestima. Conclusión: por presentar alteraciones en sus niveles de ansiedad y autoestima, los estudiantes están sujetos a dificultades de aprendizaje, necesitando de intervenciones que mejoren esos niveles, promoviendo calidad de vida. Descriptores: Ansiedad; Imagen de sí Mismo; Estudiantes De Enfermería.

Palavras-chave


Ansiedade; Autoimagem; Estudantes de Enfermagem

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DOI: https://doi.org/10.5205/1981-8963-v11i11a13440p4326-4333-2017



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