Percepção materna e construção de um material educativo sobre fototerapia

Rafaela Seixas Ivo, Laiane Medeiros Ribeiro, Casandra Genoveva Rosales Martins Ponce de Leon, Juliana Machado Schardosim, Laíse Escalianti Del Alamo Guarda, Ludmylla de Oliveira Beleza

Resumo


RESUMO

Objetivos: analisar a percepção materna sobre fototerapia e descrever a avaliação das mães sobre uma ferramenta educativa na mesma temática. Método: estudo descritivo, com abordagem qualitativa. Participaram 30 mães, depois de firmado o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Realizaram-se as entrevistas, em seguida, submetidas à Técnica de Análise de Conteúdo na modalidade Análise Temática. Após coletados os dados, identificou-se a necessidade de um material educativo, o qual foi elaborado e avaliado. Resultados: percebeu-se conhecimento limitado em relação ao tratamento. Quanto ao material educativo, houve a satisfação e sua recomendação por 100% das mães. Conclusão: as mães não se sentem seguras com as informações que recebem dos profissionais de saúde, o que compromete a sua confiança e sua contribuição diante da terapêutica. Verificou-se elevada relevância do uso de uma ferramenta educativa que atenda às necessidades reais das mães. Descritores: Enfermagem; Recém-Nascido; Fototerapia; Educação em Saúde.

ABSTRACT

Objectives: to analyze the maternal perception about phototherapy and to describe the mothers' evaluation of an educational tool in the same theme. Method: descriptive study with a qualitative approach. 30 mothers participated, after signing the Term of Free and Informed Consent. The interviews were then submitted to the Content Analysis Technique in the Thematic Analysis modality. After collecting the data, we identified the need for an educational material, which was elaborated and evaluated. Results: limited knowledge regarding treatment was perceived. Regarding the educational material, there was satisfaction and its recommendation by 100% of the mothers. Conclusion: mothers do not feel secure with the information they receive from health professionals, which compromises their confidence and their contribution to therapy. There was a high relevance of the use of an educational tool that meets the real needs of the mothers. Descriptors: Nursing; Newborn; Phototherapy; Health Education.

RESUMEN

Objetivos: analizar la percepción materna sobre la fototerapia y describir la evaluación de las madres acerca de una herramienta educativa sobre el mismo tema. Método: estudio descriptivo con un enfoque cualitativo. Participaron 30 madres, después de firmado lo Termo de Consentimiento Libre y Aclarado. Se realizaron las entrevistas, y luego se sometieron a análisis de contenido Técnica de Análisis Contenido en la modalidad Análisis Temática. Después de que los datos recogidos, se identificó la necesidad de un material educativo, que fue elaborado y evaluado. Resultados: se percibió que era un conocimiento limitado en relación al tratamiento. En cuanto al material educativo, hubo la satisfacción y su recomendación por 100% de las madres. Conclusión: las madres no se sienten seguras con las informaciones que reciben de los profesionales de la salud, esto compromete su confianza y su contribución en la terapia. Se verificó gran importancia del uso de una herramienta educativa que responda a las necesidades reales de las madres. Descriptores: Enfermería; Recién Nacido; Fototerapia; Educación en Salud.


Palavras-chave


enfermagem; recém-nascido; fototerapia; educação em saúde.

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DOI: https://doi.org/10.5205/1981-8963-v11i3a13496p1207-1215-2017



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