Primeiros passos da educação permanente em enfermagem de uma unidade de terapia intensiva neonatal

Géssica Borges Vieira, Drielle Souza Cavalcante, Casandra CasanGenoveva Rosales Martins Ponce de Leon, Laiane Medeiros Ribeiro, Luciana Mara Monti Fonseca, Kátia Rodrigues Menezes

Resumo


RESUMO

Objetivo: Identificar as demandas dos profissionais de Enfermagem de uma Unidade de Cuidados Intermediários/Intensivos Neonatal. Método: estudo descritivo, de abordagem quantitativa, realizado na Unidade de Cuidados Intermediários/Intensivos Neonatal de um Hospital Público do Distrito Federal. A coleta de dados ocorreu por meio de um questionário e os dados foram analisados estatisticamente pela distribuição de frequências e apresentados em tabelas. Este estudo teve o projeto aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa, Protocolo 171/2011. Resultados: participaram 30 profissionais, seis enfermeiros e 24 técnicos de enfermagem, todos do sexo feminino; as profissionais requerem ações educativas direcionadas para a temática de administração de medicamentos. Conclusão: o primeiro passo para uma prática educativa adequada foi realizado. Os dados coletados contribuirão para o planejamento das ações educativas para a qualificação permanente dos profissionais deste serviço de saúde. Descritores: Enfermagem; Educação; Neonatologia.

ABSTRACT

Objective: to identify the requirements of nursing professionals in a Neonatal Intermediate Intensive Care Unit. Method: descriptive study, with quantitative approach, carried out in a Neonatal Intermediate Intensive Care Unit in a Public Hospital in the Federal District. The data was collected using questionnaires and statistically analysed through frequency distribution and presented in tables. This study was approved by the Research Ethics Committee, Protocol no. 171/2011. Results: 30 professionals, 6 nurses and 24 nursing technicians, all female, participated in this study; the professionals require educational activities directed at the subject administration of medications. Conclusion: the first step towards an adequate educational practice was accomplished. The data collected will contribute to the planning of the educational activities for the continuing qualification of the professionals in this healthcare service. Descriptors: Nursing; Education; Neonatology.

RESUMEN

Objetivo: Identificar las demandas de los profesionales de enfermería de una Unidad Neonatal  de Cuidados Intermedios/Intensivos. Método: estudio descriptivo, con abordaje cuantitativa, realizado en la Unidad Neonatal  de Cuidados Intermedios/Intensivos de un Hospital Público del Distrito Federal. La colección de datos se realizó a través de un cuestionario y los datos fueron analizados estadísticamente mediante distribución de frecuencias y se presenta en tablas. Este estudio fue aprobado por el Comité de Ética con Protocolo 171/2011. Resultados: 30 profesionales participaron, seis enfermeras y 24 técnicos de enfermería, todas mujeres, las profesionales requieren iniciativas de formación orientados al tema de la administración de fármacos. Conclusión: se llevó a cabo el primer paso para una práctica educativa adecuada. Los datos recogidos contribuirán con la planificación de actividades educativas para la calificación continuada de los profesionales deste servicio de salud. Descriptores: Enfermería; Educación; Neonatología.


Palavras-chave


nursing; education; neonatology

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DOI: https://doi.org/10.5205/1981-8963-v8i4a9757p889-895-2014



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