O processo de morte e morrer na percepção de acadêmicos de enfermagem

Edjaclécio Silva Oliveira, Glenda Agra, Mariana Formiga Morais, Izayana Pereira Feitosa, Bernadete Lourdes André Gouveia, Marta Mirian Lopes Costa

Resumo


RESUMO

Objetivo: analisar a percepção dos estudantes de enfermagem diante do processo de morte e morrer. Método: estudo descritivo-exploratório, com abordagem qualitativa, realizado com 19 acadêmicos de enfermagem. Para a coleta de dados, realizou-se uma entrevista utilizando um roteiro semiestruturado. A análise dos dados foi feita de acordo com a Técnica de Análise de Conteúdo. Resultados: a partir do agrupamento dos resultados, emergiram três categorias temáticas, que revelam a compreensão da morte; os sentimentos vivenciados na prática acadêmica; e a abordagem da temática ‘morte’ na academia. Os acadêmicos acreditam que uma disciplina ou uma abordagem diferenciada por parte dos docentes seria uma forma de orientá-los melhor para a vida profissional. Conclusão: os estudantes de enfermagem apresentam sentimentos de medo, tristeza, angústia relacionados às mortes de pacientes, à imaturidade emocional e ao despreparo acadêmico em lidar com este evento. Descritores: Morte; Educação em Enfermagem; Estudantes.

ABSTRACT

Objective: to analyze the perception of nursing students facing the process of death and dying. Method: descriptive, exploratory study with a qualitative approach, accomplished with 19 nursing students. For data collection, an interview was conducted using a semi-structured script. Data analysis was performed according to the content analysis technique. Results: from the grouping of results, three thematic categories emerged, which reveal the understanding of death; the feelings experienced in academic practice and approach the theme “death” in the gym. Students believe that a subject or a differentiated approach by teachers would be a way to guide them better for working life. Conclusion: nursing students have feelings of fear, sadness, anxiety related to patient deaths, the emotional immaturity and academic unpreparedness to deal with this event. Descriptors: Death; Nursing Education; Students.

RESUMEN

Objetivo: analizar la percepción de los estudiantes de enfermería frente al proceso de muerte y morir. Método: estudio descriptivo-exploratorio, con enfoque cualitativo, realizado con 19 académicos de enfermería. Para la recolección de datos fue realizada una entrevista utilizando una guía semi-estructurada. El análisis de los datos fue realizado de acuerdo con la Técnica de Análisis de Contenido. Resultados: a partir del agrupamiento de los resultados, surgieron tres categorías temáticas, que revelan la comprensión de la muerte; los sentimientos vividos en la práctica académica y el enfoque de la temática ‘muerte’ en la academia. Los académicos acreditan que una disciplina o un enfoque diferenciado por parte de los docentes sería una forma de orientarlos mejor para la vida profesional. Conclusión: los estudiantes de enfermería presentan sentimientos de miedo, tristeza, angustia relacionados a las muertes de pacientes, a la inmadurez emocional y la falta de preparo académico en lidiar con este evento. Descriptores: Muerte; Educación en Enfermería; Estudiantes.


Palavras-chave


Morte; Educação em Enfermagem; Estudantes

Texto completo:

PDF PDF (English)


DOI: https://doi.org/10.5205/1981-8963-v10i5a13546p1709-1716-2016



Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

INDEXADORES E BASES BIBLIOGRÁFICAS:

 doajPeriódicoscapes

bvs elsevier nlm diadorim periodicaabec

 

cinahl citefactor cuidenplusb socolar ulrichs sumarios