O liderar do enfermeiro nas situações de emergência no hospital: visão dos técnicos de enfermagem

Leonardo Alves Estevam, Celso Henrique Campos Sales, Elaine Aparecida Rocha Domingues, Ivandira Ribeiro Anselmo Simões, Roberta Seron Sanches, Rogério Silva Lima

Resumo


RESUMO

Objetivo: compreender os sentidos elaborados pelos técnicos de Enfermagem sobre a liderança do enfermeiro nas situações de emergência no contexto hospitalar. Método: estudo exploratório e descritivo, de abordagem qualitativa. Foram entrevistados 17 técnicos de Enfermagem de uma instituição hospitalar. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevista gravada, com uso de roteiro semiestruturado. Para a organização e a análise dos dados, utilizou-se o referencial teórico-metodológico da análise das práticas discursivas. Resultados: liderar pressupõe a articulação entre o conhecimento teórico, a dimensão procedimental, traduzida como habilidade na execução de procedimentos e a competência relacional, capaz de configurar as relações entre líder e liderados numa perspectiva dialógica e horizontal. Conclusão: considera-se que os aspectos que favorecem o desenvolvimento das competências instrumentais e relacionais nas situações adversas, como as de emergência, sejam repensados na formação do enfermeiro. Descritores: Enfermagem em emergência; Liderança; Pesquisa Qualitativa.

ABSTRACT

Objective: to understand the senses elaborated by the Nursing technicians on the leadership of the nurse in the emergency situations in the hospital context. Method: exploratory and descriptive study, with a qualitative approach. 17 Nursing technicians from a hospital were interviewed. Data collection took place through a recorded interview, using a semi-structured script. For the organization and analysis of the data, the theoretical-methodological reference of the analysis of the discursive practices was used. Results: leading presupposes the articulation between the theoretical knowledge, the procedural dimension, translated as ability in the execution of procedures and relational competence, able to configure the relations between leader and led in a dialogical and horizontal perspective. Conclusion: it is considered that aspects favoring the development of instrumental and relational skills in adverse situations, such as emergency situations, are rethought in the training of nurses. Descriptors: Emergency Nursing; Leadership; Qualitative Research.

RESUMEN

Objetivo: entender los sentidos elaborados por los técnicos de Enfermería sobre el liderazgo de enfermería en situaciones de emergencia en el contexto hospitalar. Método: estudio descriptivo y exploratorio, de abordaje cualitativo. Fueron entrevistados 17 técnicos de enfermería de un hospital. La recolección de datos ocurrió a través de entrevista grabada, con guion semiestructurado. Para la organización y el análisis de los datos, se ha utilizado el referencial teórico metodológico de prácticas discursivas. Resultados: liderazgo presupone la articulación entre el conocimiento teórico, la dimensión procedimental, como habilidad en la realización de procedimientos y la habilidad relacional, capaz de configurar las relaciones entre líder y liderados en una perspectiva dialógica y horizontal. Conclusión: se ha considerado que los aspectos que favorecen el desarrollo de habilidades instrumentales y relacionales en situaciones adversas tales como emergencia, sean  repensadas en la formación del enfermero. Descriptores: Enfermería en Emergencia; Liderazgo; Investigación Cualitativa.


Palavras-chave


Enfermagem em emergência; Liderança; Pesquisa Qualitativa.

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DOI: https://doi.org/10.5205/1981-8963-v11i4a15242p1709-1715-2017



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