Atitudes de segurança da equipe de enfermagem no ambiente hospitalar

Italo Arao Ribeiro, David Bernar Oliveira Guimarães, Ingrid Moura de Abreu, Nathany Nirley Uchôa Freitas Barradas, Fernanda Valéria Silva Dantas Avelino, Letícia Lacerda Marques, Samya Raquel Soares Dias, Priscila Martins Mendes

Resumo


Objetivo: analisar as atitudes de segurança na perspectiva dos profissionais de Enfermagem. Método: trata-se de estudo quantitativo, transversal, descritivo, com enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem. Utilizou-se um questionário para a caracterização dos profissionais e o Safety Attitudes Questionnaire Short form 2006 (SAQ). Consideraram-se, para a análise dos resultados, a análise descritiva e, para a análise do SAQ, os valores positivos para a segurança do paciente quando o escore fosse maior ou igual a 75. Utilizou-se para o processamento de dados o Microsoft Excel. Resultados: obteve-se, pelo escore total, a média de 57,51 pontos, configurando-se como um clima de segurança baixo; o domínio “satisfação no trabalho” apresentou o maior escore, com 74,39 pontos, e o menor escore (39,98) pertence ao domínio “percepção da gestão”. Conclusão: percebeu-se que os participantes da pesquisa não analisaram positivamente as atitudes de segurança frente à assistência ao paciente e tais achados devem contribuir no planejamento de ações que incentivem melhorias relacionadas às atitudes de segurança. Descritores: Segurança do Paciente; Indicadores de Qualidade em Assistência à Saúde; Qualidade da Assistência à Saúde; Cultura; Enfermagem; Inquéritos e Questionários.

Abstract

Objective: to analyze safety attitudes according to nursing professionals. Method: this is a quantitative, cross-sectional, descriptive study, with nurses, nursing technicians and assistants, using a questionnaire for characterization of professionals and the Safety Attitudes Questionnaire - Short Form 2006 (SAQ). The analysis of the results occurred through descriptive analysis, and the analysis of the SAQ considered positive values for patient safety when the score was greater than or equal to 75. Data were processed thourhg Microsoft Excel. Results: the total score average achieved 57.51 points, configuring it as low-safety atmosphere; the field “job satisfaction” presented the highest score, with 74.39 points, and the lowest score (39.98) belongs to the domain “management perception”. Conclusion: the study participants did not analyze positively the safety attitudes outside the assistance to the patient and such findings should contribute to the planning of actions that encourage improvements related to safety attitudes. Descriptors: Patient Safety; Healthcare Quality Indicators; Quality of Health Care; Culture; Nursing; Surveys and Questionnaires.

Resumen

Objetivo: analizar las actitudes de seguridad en el contexto de los profesionales de enfermería. Método: se trata de un estudio cuantitativo, descriptivo y transversal, con enfermeros, técnicos y auxiliares de enfermería. Se utilizó un cuestionario para la caracterización de los profesionales y el Safety Attitudes Questionnaire - Short Form 2006 (SAQ). Se consideraron, para el análisis de los resultados, el análisis descriptivo de la muestra, y para el análisis de la SAQ, valores positivos para la seguridad del paciente cuando la puntuación fue mayor o igual a 75. Se utilizo, para el procesamiento de datos, el Microsoft Excel. Resultados: se obtuvo, para la puntuación total, el promedio de 57.51 puntos, configurándolo como un clima de seguridad bajo; el campo “satisfacción laboral” presentó la puntuación más alta, con 74.39 puntos, y la puntuación más baja (44,08) pertenece al dominio “percepción de la gestión”. Conclusión: se observó que los participantes del estudio no analizaron positivamente las actitudes de seguridad en relación a la asistencia al paciente y tales conclusiones deberían contribuir a la planificación de acciones que estimulen mejoras relacionadas con actitudes de seguridad. Descriptores: Seguridad del Paciente; Indicadores de Calidad de la Atención de Salud; Calidade de la Atención de Salud; Cultura; Nursing; Encuestas y Cuestionarios.


Palavras-chave


Segurança do Paciente; Indicadores de Qualidade em Assistência à Saúde; Qualidade da Assistência à Saúde; Cultura; Enfermagem; Inquéritos e Questionários

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DOI: https://doi.org/10.5205/1981-8963.2019.239908



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