Educação permanente como apoio ao PMAQ-AB

Thiala Maria Carneiro de Almeida, Rose Manuela Marta Santos, Daniela Márcia Neri Sampaio, Alba Benemérita Alves Vilela

Resumo


Objetivo: analisar a educação permanente como apoio para o Programa de Melhoria do Acesso e Qualidade da Atenção Básica em um município de pequeno porte. Método: trata-se de um estudo qualitativo, descritivo e exploratório em que os dados foram provenientes de entrevistas semiestruturadas com 11 profissionais de nível superior, analisados a partir da técnica de Análise de Conteúdo na modalidade Análise Temática Transversal. Resultados: identificaram-se, a partir da análise, como núcleos relevantes: (1) Conhecimento dos profissionais sobre educação permanente; (2) O desenvolvimento do PMAQ no município de pequeno porte e (3) Ações de educação permanente e suas contribuições para o PMAQ. Revela-se que os profissionais percebem a potencialidade da educação permanente para a indução de mudanças no processo de trabalho das equipes e das práticas de saúde, todavia, enfrentam dificuldades de vislumbrar dispositivos que poderiam ser utilizados como instrumento de educação permanente e com o desenvolvimento das ações no PMAQ no município. Conclusão: a educação permanente não tem contribuído de forma idealizada pelo PMAQ. Descritores: Educação Continuada; Avaliação em Saúde; Políticas de Saúde; Saúde da Família; Atenção Primária à Saúde; Sistema Único de Saúde.

Abstract

Objective: to analyze permanent education in support of the Program for Improving Access and Quality of Primary Care in a small municipality. Method: this is a qualitative, descriptive and exploratory study in which the data came from semi-structured interviews with 11 higher level professionals, analyzed using the technique of Content Analysis in the Cross-Thematic Analysis modality. Results: from the analysis, were identified as relevant nuclei: (1) Knowledge of professionals about permanent education; (2) The development of PMAQ in the small municipality; and (3) Permanent education actions and their contributions to PMAQ. It is revealed that professionals realize the potential of permanent education to induce changes in the work process of teams and health practices, however, face difficulties to envision devices that could be used as a permanent education instrument and with the development of actions in the PMAQ in the municipality. Conclusion: permanent education has not contributed in an ideal way by the PMAQ. Descriptors: Permanent Education; Health Evaluation; Health Policy; Family Health; Primary Health Care; Unified Health System.

Resumen

Objetivo: analizar la educación permanente en apoyo del Programa para Mejorar el Acceso y la Calidad de la Atención Primaria en un pequeño municipio. Método: este es un estudio cualitativo, descriptivo y exploratorio en el que los datos provienen de entrevistas semiestructuradas con 11 profesionales de nivel superior, analizados utilizando la técnica de Análisis de Contenido en la modalidad de Análisis Temático Cruzado. Resultados: a partir del análisis, identificamos como núcleos relevantes: (1) Conocimiento de profesionales sobre educación permanente; (2) El desarrollo de PMAQ en el pequeño municipio, y (3) Acciones de educación permanente y sus contribuciones a PMAQ. Se revela que los profesionales se dan cuenta del potencial de la educación permanente para inducir cambios en el proceso de trabajo de los equipos y las prácticas de salud, sin embargo, enfrentan dificultades para visualizar dispositivos que podrían usarse como un instrumento de educación permanente y con el desarrollo de acciones en el PMAQ en el municipio. Conclusión: la educación permanente no ha contribuido de manera ideal por el PMAQ. Descriptores: Educación Continua; Evaluación en Salud; Política de Salud; Salud de la Familia; Atención Primaria de Salud; Sistema Único de Saúde; Sistema Único de Salud.


Palavras-chave


Educação Continuada; Avaliação em Saúde; Políticas de Saúde; Saúde da Família; Atenção Primária à Saúde; Sistema Único de Saúde.

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DOI: https://doi.org/10.5205/1981-8963.2019.242036



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