Significados e percepções: processo de avaliação dos estágios supervisionados

Maria Cristina Silva, José Vitor Silva

Resumo


Objetivo: conhecer os significados e as percepções sobre o processo de avaliação dos estágios supervisionados sob a ótica de enfermeiros docentes. Método: trata-se de estudo qualitativo, descritivo, exploratório e transversal, com 15 enfermeiros na função de docente e supervisores de estágios do curso de graduação em Enfermagem. Utilizaram-se dois instrumentos para a coleta de dados. Empregou-se, para a análise, o Discurso do Sujeito Coletivo. Resultados: emergiram-se, do primeiro tema, as ideias centrais: “meio de formação profissional”; “processo contínuo para melhorar a prática”; “preparo para a vida profissional”; “relação teoria e a prática”; “diversos significados”; “reta final”; “feedback”; “amadurecimento do conhecimento”; “valor dado ao desempenho do aluno”. Identificaram-se, do segundo tema, as ideias centrais: “diversas percepções”; “instrumentos e processo pontual”; “presença de critérios”; “dinâmico, gradativo e contínuo”; “diversos aspectos”; “associação teoria e a prática”; “maturidade”; “coerência e autoavaliação”. Conclusão: demonstrou-se a preocupação em formar pessoas críticas e comprometidas em desenvolver a futura profissão, portanto, tendo a avaliação por competência identificando erros e acertos no ensino e aprendizagem. Descritores: Avaliação; Docente; Estágio; Supervisão; Ensino; Aprendizagem.

Abstract

Objective: to know the meanings and perceptions about the evaluation process of supervised internships from the perspective of teaching nurses. Method: this is a qualitative, descriptive, exploratory and cross-sectional study, with 15 nurses working as teachers and supervisors of undergraduate nursing courses. Two instruments were used for data collection. For the analysis, the Collective Subject Discourse was used. Results: emerged from the first theme, the central ideas: “means of vocational training”; “Continuous process to improve practice”; “Preparation for professional life”; “Relationship theory and practice”; “Various meanings”; “Final straight”; Feedback; “Maturation of knowledge”; “Value given to student performance”. From the second theme, the main ideas were identified: “diverse perceptions”; “Instruments and timely process”; “Presence of criteria”; “Dynamic, gradual and continuous”; “Various aspects”; “Association theory and practice”; "maturity"; “Coherence and self-assessment”. Conclusion: The concern with forming critical people committed to developing the future profession was demonstrated, therefore, having the competence assessment identifying errors and successes in teaching and learning. Descriptors: Evaluation; Teacher; Internship; Supervision; Teaching; Learning.    

Resumen

Objetivo: conocer los significados y percepciones sobre el proceso de evaluación de pasantías supervisadas desde la perspectiva de los profesores enfermeros. Método: este es un estudio cualitativo, descriptivo, exploratorio y transversal, con 15 enfermeros que trabajan como profesores y supervisores de cursos de pregrado en Enfermería. Se utilizaron dos instrumentos para la recopilación de datos. Para el análisis, se utilizó el Discurso del Sujeto Colectivo. Resultados: surgieron del primer tema, las ideas centrales: "medios de formación profesional"; "proceso continuo para mejorar la práctica"; "preparación para la vida profesional"; " relación teoría y práctica"; "varios significados"; "recta final"; “feedback”; "maduración del conocimiento"; "valor dado al rendimiento del alumno". A partir del segundo tema, se identificaron las ideas centrales: "percepciones diversas"; "instrumentos y proceso puntual"; "presencia de criterios"; "dinámico, gradual y continuo"; "varios aspectos"; "asociación teoría y práctica"; "madurez"; "coherencia y autoevaluación". Conclusión: se demostró la preocupación por formar personas críticas comprometidas con el desarrollo de la profesión futura, por lo tanto, tener la evaluación de competencia identificando errores y éxitos en la enseñanza y el aprendizaje. Descriptores: Evaluación; Docente; Prácticas Profesionales; Supervisión; Enseñanza; Aprendiendo.


Palavras-chave


Avaliação. Docente. Estágio

Texto completo:

PDF (English) PDF

Referências


Severino AJ. DAbout teaching in higher education conditions and requirements. Comunicações. 2013 Jan/July;20(1):43-52. DOI: 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v20n1p43-52

Rieger K, Chernomas W, McMillan D, Morin F, Demczuk L. The effectiveness and experience of arts-based pedagogy among undergraduate nursing students: a comprehensive systematic review protocol.JBI Database System Rev Implement Rep. 2015 Mar;13(2):101-24. DOI: 10.11124/jbisrir-2015-1891

Silva MG, Fernandes JD, Teixeira GAS, SILVA RMO. Contemporary formal nursing education process: challenges and perspectives. Texto Contexto Enferm. 2010 Jan/Mar;19(1):176-84. DOI: 10.1590/S0104-07072010000100021

Oermann MH. Technology and teaching innovations in nursing education: engaging the student.Nurse Educ. 2015 Mar/Apr; 40(2):55-6.DOI: 10.1097/NNE.0000000000000139

Paiano LAG, Rodrigues RM, Conterno SFR, Camboim FF. Evaluation in curriculum training in the nursing graduation: experiences and difficulties experienced by professors. Rev Educ Educere Educare [Internet]. 2015 Jan/June [cited 2018 Aug 10];10:369-80. Available from: http://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/9583/8584

Lefevre F, Lefevre AMC. Discourse of the collective subject: social representations and communication interventions. Texto contexto-enferm. 2014 Apr/June;23(2):502-7. DOI: 10.1590/0104-07072014000000014

Olubummo C. Classroom assessment techniques. Nurs Manage. 2015 Dec;46(12):16-9. DOI: 10.1097/01.NUMA.0000473514.46302.03

Almeida VLS, Sordi MR. LEvaluation as power regulator: conception of pedagogy ’teachers. Rev Ciênc Humana [Internet]. 2012 July [cited 2019 Apr 10];15(24):73-83. Available from: http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech/article/view/1258/1728

Universidade do Vale do Sapucaí. Projeto Pedagógico do Curso de Enfermagem Matutino e Vespertino [Internet]. Porto Alegre: Univas; 2015 [cited 2018 Aug 10]. Available from: www.univas.edu.br/univas/graduação/informaços/univas_graduação.asp?opc=6 . Acesso

Friedrich DBC, Gonçalves AMC, Sá TS, Sanglaed LR, Duque DR, Oliviera GMA. The portfolio as an evaluation tool: an analysis of its use in an undergraduate nursing program. Rev Latino-Am Enfermagem. 2010 Nov/Dec;18(6):[8 screens]. DOI: 10.1590/S0104-11692010000600012

Cavalcante LPF, Mello MA. Learning assessment in undergraduate public health programs: concepts, intentions and reflections. Avaliação. 2015 July;10(2):423-42. DOI: 10.590/S1414-40772015000200008




DOI: https://doi.org/10.5205/1981-8963.2019.242666



Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

INDEXADORES E BASES BIBLIOGRÁFICAS:

 doajPeriódicoscapes

bvs elsevier nlm diadorim periodicaabec

 

cinahl citefactor cuidenplusb socolar ulrichs sumarios