SEXUALIDADE NA GRADE CURRICULAR ACADÊMICA DE ENFERMAGEM: AVALIAÇÃO EM UNIVERSIDADES

Pablo Henrique Araújo Silva, Aurenice Gomes da Silva, Gleysla Millena Araújo de Vasconcelos, Jefferson Renato Silvério da Silva, José Douglas Silva de Souza, Lucia Ingridy Farias Thorpe, Rayne Raissa Correia de Carvalho, Josueida de Carvalho Sousa

Resumo


Objetivo: o presente artigo objetivo identificar, não tocar na sexualidade, uma composição das notas curriculares dos cursos de graduação em Enfermagem nas universidades do Recife. Método: estudo de campo de caráter exploratório. Para tanto, foram analisados os currículos das três universidades que estudaram a graduação em enfermagem no Recife, quais são os itens mais encontrados nos sites de instituições, bem como os que foram usados nas literaturas sobre a temática, presentes nas bases de dados (Pubmed, Scielo, Lilacs, Medline e Science Direct). Resultados: identificou-se nas notas curriculares das universidades do Recife e com ausência de conteúdos sobre sexualidade. Isso contribui para a falta de informações inerentes à temática,o que pode limitar o conhecimento do estudante para a demanda da população LGBTQIA + e comprometer a assistência prestada pelos futuros profissionais. Conclusão: uma inclusão no debate sobre sexualidade no programa pedagógico das universidades é um desafio no fortalecimento de uma política de atenção integral à saúde e implica uma necessidade de amplitude de conhecimento dos futuros profissionais de enfermagem para uma promoção efetiva do ensino e universalidade de acesso aos serviços de Enfermagem necessários.


Palavras-chave


Sexualidade; Enfermagem; Universidades; Educação; Saúde; Diversidade de Gênero.

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DOI: https://doi.org/10.5205/1981-8963.2021.246549



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