Therapeutical day-by-day of the hiv/aids teenagers: implications on nursing care

Aline Cammarano Ribeiro, Stela Maris Mello Padoin, Cristiane Cardoso Paula

Resumo


ABSTRACT

Objective: understanding the therapeutical day-by-day experiences of the HIV/AIDS teenager. This research scenario will be the pediatric and adult ambulatorial services in an Universitary Hospital in Brazil. Methodolgy: a qualitative study with a phenomenological approach using Martin Heidegger´s theorical and methodological references. In this research, the participants are teenagers with HIV/AIDS who attend to the above mentioned service and are aware of their diagnosis. A phenomenological interview will be carried out with the participants, with an orienting question. For the statements analysis the heideggerian method will be used, which is composed of two moments: the first one is the comprehensive analysis named vague and median and the second one is the hermeneutical interpretative analysis. Expected results: we foresee the approach between the teenagers and the nursing crew, aiming the construction of knowledge and contributing in daily practice and interventions, which were mediated by actions of caring, centered in health promotion and education for the development of self-caring. Descriptors: acquired immunodeficiency syndrome; human immunodeficiency vírus; teenagers; adolescent health; nursing; pediatric nursing; existentialism.    

RESUMO

Objetivo: compreender a vivência do cotidiano terapêutico do adolescente que tem HIV/AIDS. O cenário da pesquisa será no serviço de ambulatório pediátrico e adulto de um Hospital de Ensino, no Brasil. Metodologia: estudo qualitativo com abordagem fenomenológica com a utilização do referencial teórico e metodológico de Martin Heidegger. Os participantes da pesquisa serão adolescentes que têm HIV/AIDS, que realizam acompanhamento no referido serviço e que sabem do seu diagnóstico. Será realizada entrevista fenomenológica, com a realização de uma pergunta orientadora. Para análise dos depoimentos será utilizado o método heideggeriano, o qual possui dois momentos metódicos: o primeiro é a análise compreensiva denominada vaga e mediana e o segundo momento análise interpretativa hermenêutica. Resultados esperados: vislumbra-se a aproximação do adolescente que tem HIV/AIDS e a enfermagem, com vistas a produção do conhecimento e contribuições nas práticas de intervenção. Essas mediadas por ações de cuidado, centradas na promoção e na educação em saúde para o desenvolvimento do cuidado de si. Descritores: síndrome da imunodeficiência adquirida; vírus da imunodeficiência humana; adolescente; saúde do adolescente; enfermagem; enfermagem pediátrica;  existencialismo.

RESUMEN

Objetivo: comprender la vivencia del cotidiano terapéutico del adolescente que tiene VIH/SIDA. El escenario de la investigación será en el servicio de ambulatorio pediátrico y adulto de un Hospital de Enseñanza, en Brasil. Metodologia: estudio cualitativo con abordaje fenomenológico con la utilización del referencial teórico y metodológico de Martin Heidegger. Los participantes de la investigación serán adolescentes que tienen VIH/SIDA, que realizan acompañamiento en el referido servicio y que saben de su diagnóstico. Será realizada entrevista fenomenológica, con la realización de una pregunta orientadora.  Para el análisis de las declaraciones será utilizado el método heideggeriano, lo cual posee dos momentos metódicos: el primer momento es el análisis comprensivo denominado vago y mediano y el segundo, el análisis interpretativo hermenéutico. Resultados esperados: se vislumbra el acercamiento del adolescente que tiene VIH/SIDA y la enfermería, con vistas a producción del conocimiento y contribuciones en las prácticas de intervención. Ésas mediadas por acciones de cuidado, centradas en la promoción y en la educación en salud para el desarrollo del cuidado de sí. Descriptores: síndrome de inmunodeficiencia adquirida; virus de inmunodeficiencia humana; adolescente; salud del adolescente; enfermería; enfermería pediátrica; existencialismo.  

 


Palavras-chave


síndrome da imunodeficiência adquirida; vírus da imunodeficiência humana; adolescente; saúde do adolescente; enfermagem; enfermagem pediátrica; existencialismo

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DOI: https://doi.org/10.5205/reuol.822-7205-1-LE.0402201061



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