Nurses' knowledge about systematization of nursing assistance

Cleid Pereira Vasconcelos, Paulline Pereira Boaventura, Luciano Ramos Lima, Cris Renata Grou Volpe, Silvana Schwerz Funguetto, Marina Morato Stival

Resumo


ABSTRACT

Objective: to evaluate the nurses’ knowledge about the systematization of nursing assistance. Method: this is about a descriptive cross-sectional study, from quantitative approach. No probabilistic sample of 18 nurses who worked in hospital answered a semi-structured questionnaire with 10 questions about the knowledge the SNA. Accuracy and errors were computed. Descriptive analysis was performed. Research approved by the Ethics Committee of Anhanguera Educacional number 196/2009. Results: the most know the meaning of the abbreviation SNA, the number of stages the nursing process but don't know what the satges of the nursing process. They able to answer the types of diagnostic existing, knew that the law of COFEN establishes the implementation in all health institutions public and private, didn't know the proper definition of nursing diagnosis and claim to use a theory to support the nursing care. Showed the advantage the possibility of a holistic assessment of the patient and the disadvantage of lack time to perform the SNA. Conclusion: the knowledge is undoubtedly of great importance for the nurses, accordingly, this research showed some weakness about the knowlegde of systematization of nursing assistance and is necessary to learny to apply in pratice. Descriptors: nurses; knowledge; nursing diagnosis; nursing process; nursing care.

RESUMO

Objetivo: avaliar o conhecimento dos enfermeiros sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem. Método: pesquisa de abordagem quantitativa, do tipo descritiva, com delineamento transversal. Amostra não-probabilística de 18 enfermeiros que trabalhavam no hospital e que responderam um questionário semi-estruturado com 10 perguntas sobre o conhecimento acerca da SAE. Acertos e erros foram computados e análise descritiva foi realizada. Pesquisa aprovada pelo Comitê de Ética da Anhanguera Educacional nº 196/2009. Resultados: a maioria soube o significado da abreviação SAE, o número de fases do Processo de Enfermagem, porém não souberam quais as fases do PE. Souberam responder os tipos de diagnóstico existentes, sabiam que a lei do COFEN estabelece a implantação da SAE em todas as instituições de saúde pública ou privada, não conheciam a definição adequada de diagnóstico de enfermagem e afirmam utilizar uma teoria de enfermagem para fundamentar o cuidado. Mencionaram como vantagem a possibilidade de uma avaliação holística do paciente e desvantagem a falta de tempo para a realização da SAE. Conclusão: o conhecimento é sem dúvida de grande importância para o enfermeiro, nesse sentido, o estudo mostrou certa fragilidade sobre o conhecimento que envolve SAE, sendo necessário aprender mais para poder aplicá-la na prática. Descritores: enfermeiros; conhecimento; diagnóstico de enfermagem; processos de enfermagem; cuidados de enfermagem.

RESUMEN

Objetivo: evaluar el conocimiento de las enfermeras de un hospital de referencia em la sistematización de la asistencia de enfermería (SAE). Metodo: o enfoque de la investigación cuantitativa com un descriptivo de corte transversal. Muestra es no probabilistica con 18 enfermeras que trabajan em el hospital y respondieron a un cuestionario semi-estructurado con 10 preguntas sobre SAE. Exactitud y de errores se calcularon y el análisis descriptivo se realizó. De investigación aprobado por el Comité de Ética de la Anhanguera Educacional número 196/2009. Resultados: la mayoría de saber el significado de la abreviatura SAE, el número de fases del proceso de enfermería, pero no sabía lo que las fases del proceso de enfermeria. Sabía de responder al tipo de diagnóstico, que sabían que la ley de COFEN por la implementación de la SAE em todas las instituciones públicas y privadas, no sabía la definición correcta de lo diagnóstico de enfermería y confirmarse mediante uma teoría para apoyar la atención de enfermería. Mostraron la ventaja de la posibilidad de uma evaluación integral del paciente y la desventaja de la falta de tiempo para lograr la SAE. Conclusión: el conocimiento es, sin duda, de gran importancia para la enfermera y por lo tanto, el estudio mostró alguna debilidad em el conocimiento de la SAE, y para aprender más para poder aplicar em la práctica. Descriptores: enfermeros; conocimiento; diagnóstico de enfermeria; procesos de enfermería; atención de enfermería.

 


Palavras-chave


enfermeiros; conhecimento; diagnóstico de enfermagem; processos de enfermagem; cuidados de enfermagem; educação; assistência hospitalar

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DOI: https://doi.org/10.5205/reuol.1137-10464-1-LE.0501201102



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