The understanding of nulliparous teens about breast feeding

Suzane Gomes de Medeiros, Líbne Lidianne da Rocha e Nobrega, Fátima Raquel Rosado Morais

Resumo


ABSTRACT

Objective: to understand adolescents' knowledge about the nulliparous breastfeeding practices. Method: fieldwork, qualitative study in the town of Mossoró (RN), Brazil. The proposal was sent to the Ethics in Research State University of Rio Grande do Norte/UERN being approved as opinion n. 064/09. We applied a roadmap of semi-structured interviews with 10 female adolescents, aged between 12 and 17 years and had never gotten pregnant. The data were recorded, transcribed and analyzed by constructing categories. Results: about breastfeeding, young women interviewed demonstrated that they are "Knowing little or nothing, "Knowing what the program guide, "Knowing through other sources”. Perceives the need for greater coordination between family, school, health services and society as a whole, to enable information on the matter to adolescents, so that in future, when they came to be mothers, may play the act breastfeeding satisfactorily. Conclusion: Despite adolescents understand the importance of breastfeeding, their knowledge about the topic are very superficial and impregnated with acquired concepts and socio-culturally constructed. Descriptors: breast feeding; adolescent; knowledge

RESUMO

Objetivo: apreender o conhecimento de adolescentes nulígestas acerca das práticas de amamentação. Método: trabalho de campo, de abordagem qualitativa, na cidade de Mossoró (RN), Brasil. A proposta foi enviada ao Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/UERN, sendo aprovada conforme parecer n. 064/09. Foi aplicado um roteiro de entrevista semi-estruturada com 10 adolescentes do sexo feminino, na faixa etária entre os 12 e 17 anos e que nunca tinham engravidado. Os dados foram gravados, transcritos e analisados mediante a construção de Categorias. Resultados: sobre o aleitamento materno, as jovens entrevistadas demonstraram que estão “Sabendo pouco ou nada”; “Sabendo o que os programas orientam”; “Sabendo através de outras fontes”. Percebe-se a necessidade de uma maior articulação entre a família, escola, serviços de saúde e sociedade como um todo, para se viabilizar informações sobre o assunto às adolescentes, para que no futuro, quando estas vierem a ser mães, possam desempenhar o ato de amamentar satisfatoriamente. Conclusão: apesar das adolescentes compreenderem a importância da amamentação, seus conhecimentos acerca da temática ainda são muito superficiais e impregnados de conceitos adquiridos e construídos sócio-culturalmente. Descritores: aleitamento materno; adolescente; conhecimento

RESUMEN

Objectivo: captar el conocimiento sobre prácticas de lactancia materna de adolescentes nulíparas. Método: trabajo de campo en la ciudad de Mossoró (RN), Brasil, con un enfoque cualitativo. Para colectar los datos fue creado una entrevista semi-estructurada, se llevó a cabo con un grupo del 10 adolescentes, mujeres, con edades de 12 a 17 años que nunca han quedado embarazadas. Los datos fueron grabadas, transcritas y analizadas a través de categorías que expresava el concimiento del grupo sobre el tema. Resultados: se demostró que todavía queda mucho por hacer por la lactancia materna, donde los problemas que afectan a esta práctica son los mismos. También se puede ver la importancia de una mayor interacción entre las familias, las escuelas y los servicios de salud, al objeto de que la información sobre este tema a los jóvenes y un futuro, donde iban a ser madres, pueden realizar este acto en el momento oportuno. Conclusión: A pesar de adolescentes a comprender la importancia de la lactancia materna, sus conocimientos sobre el tema son muy superficiales e impregnados de conceptos adquiridos y construidos social y culturalmente. Descriptores: lactancia materna; adolescente; conocimiento.


Palavras-chave


Aleitamento Materno; Adolescente; Conhecimento

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DOI: https://doi.org/10.5205/reuol.1302-9310-2-LE.0505201122



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