Management of health risks: report of experience of a teaching hospital

Autores/as

  • Luciana Maria Montenegro Santiago Instituto Exitus de Formação Técnica em Enfermagem
  • Maria da Conceição Coelho Brito Instituto Exitus de Formação Técnica em Enfermagem
  • Maristela Inês Osawa Chagas Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)
  • Dayse Paixão e Vasconcelos Instituto Exitus de Formação Técnica em Enfermagem
  • Regina Célia Carvalho da Silva Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)
  • Késia Marques Moraes Santa Casa de Misericórdia de Sobral, Ceará

DOI:

https://doi.org/10.5205/reuol.2133-15571-1-LE.0510201131

Palabras clave:

hospitais de ensino, acreditação, gereciamento de segurança, gestão em saúde.

Resumen

Objetivo: relatar a experiência de um hospital de ensino na região norte do Ceará no processo de fortalecimento das ferramentas de gerenciamento de risco em saúde, por meio da implementação das comissões intra-hospitalares. Método: relato de experiência com abordagem qualitativa, desenvolvido no ano de 2010, momento que se vivenciou o processo de re-certificação como Hospital de Ensino. Resultados: a ampliação da visão gerencial dentro do complexo hospitalar voltada para a prevenção de erros e o desenvolvimento de uma postura profissional voltada para a segurança é tido como essencial ao processo de certificação da qualidade da assistência, alcançado pelo fortalecimento das comissões intra-hospitalares existentes no hospital de ensino do estudo. Conclusão: assim, é uma mudança que traz qualidade, não imposta do contexto vivido para o profissional, e sim do profissional para o contexto, não obrigatória e instituída de cima para baixo, mas sobretudo de dentro para fora, educadora, constante e perene.

Biografía del autor/a

Luciana Maria Montenegro Santiago, Instituto Exitus de Formação Técnica em Enfermagem

Enfermeira especialista em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), em Sobral, Ceará

Maria da Conceição Coelho Brito, Instituto Exitus de Formação Técnica em Enfermagem

Enfermeira. Docente do Instituto Exitus de Formação Técnica em Enfermagem, em Sobral, Ceará

Maristela Inês Osawa Chagas, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Diretora do Centro de Ciências da Saúde, da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), em Sobral, Ceará. Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (UFC)

Dayse Paixão e Vasconcelos, Instituto Exitus de Formação Técnica em Enfermagem

Enfermeira. Docente do Instituto Exitus de Formação Técnica em Enfermagem, em Sobral, Ceará. Especialista em Saúde da Família pelo Instituto de Teologia Aplicada (INTA)

Regina Célia Carvalho da Silva, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Docente do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), em Sobral, Ceará. Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Késia Marques Moraes, Santa Casa de Misericórdia de Sobral, Ceará

Enfermeira. Mestranda em Saúde Pública pela Universidade Federal do Ceará- UFC. Enfermeira Assistencialista na Santa Casa de Misericórdia de Sobral, Ceará.

Publicado

05-11-2011

Cómo citar

SANTIAGO, Luciana Maria Montenegro; BRITO, Maria da Conceição Coelho; CHAGAS, Maristela Inês Osawa; VASCONCELOS, Dayse Paixão e; SILVA, Regina Célia Carvalho da; MORAES, Késia Marques. Management of health risks: report of experience of a teaching hospital. Revista de Enfermería UFPE on line, Recife, v. 5, n. 10, p. 2566–2571, 2011. DOI: 10.5205/reuol.2133-15571-1-LE.0510201131. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/view/6979. Acesso em: 3 jul. 2026.

Artículos más leídos del mismo autor/a