The meaning of caring/care under the view of the nursing students

Cristiano Ribeiro Costa, Elaine Guedes Fontoura, Maria Lucia Silva Servo, Darci Oliveira Santa Rosa

Resumo


ABSTRACT

Objective: to know the meaning of caring/care under the view of the nursing students. Methodology: this is an exploratory and descriptive study with a qualitative approach. The data collection was carried out through a semi-structured interview, a recorded one, with eleven nursing students. The data were analyzed through the content analysis technique. The study was approved by the Ethics Committee of Faculdade de Tecnologia e Ciências, under the Opinion 0548-2008. Results: two thematic categories emerged: meaning of caring/care for the nursing students and the students' view with regard to the essence of the profession. The nursing students understand that the essence of the profession is in the caring/care, but they tend to repeat models focusing the caring/care on the performance of technical procedures. Conclusion: thus, one concludes that the nursing students need to appreciate the perspectives of caring in their fullest sense, with responsibility in the search for the care quality. Descriptors: nursing care; nursing; knowledge; nursing students.

RESUMO

Objetivo: conhecer o significado de cuidar/cuidado sob a óptica dos estudantes de enfermagem. Metodologia: trata-se de estudo exploratório e descritivo com abordagem qualitativa. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista semiestruturada, gravada, com onze estudantes de enfermagem. Os dados foram analisados pela técnica de análise de conteúdo. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética da Faculdade de Tecnologia e Ciências, com o Parecer n. 0548-2008. Resultados: desvelaram-se duas categorias temáticas: significado do cuidar/cuidado para os estudantes de enfermagem e a visão dos estudantes quanto à essência da profissão. Os estudantes de enfermagem compreendem que a essência da profissão encontra-se no cuidar/cuidado, porém, têm tendência a repetir modelos centrando o cuidar/cuidado na realização de procedimentos técnicos. Conclusão: assim, concluí-se que os estudantes de enfermagem precisam valorizar as perspectivas do cuidar em seu sentido pleno, com responsabilidade na busca da qualidade do cuidado. Descritores: cuidado de enfermagem; enfermagem; conhecimento; estudantes de enfermagem.

RESUMEN

Objetivo: conocer el significado de cuidar/cuidado desde el punto de vista de los estudiantes de enfermería. Metodologia: esto es un estudio exploratorio y descriptivo con abordaje cualitativo. La recogida de  datos fue realizada por medio de entrevista semi-estructurada, grabada, con once estudiantes de enfermería. Los datos fueron analizados a través de la técnica del análisis de contenido. El estudio fue aprobado por el Comité de Ética de la Faculdade de Tecnologia e Ciências, bajo la Opinión 0548-2008. Resultados: se desvelaron dos categorías temáticas: significado del cuidar/cuidado para los estudiantes de enfermería y la visión de los estudiantes cuanto a la esencia de la profesión.  Los estudiantes de enfermería comprenden que la esencia de la profesión se encuentra en el cuidar/cuidado, pero tienen tendencia a repetir modelos centrando el cuidar/cuidado en la realización de procedimientos técnicos. Conclusión: así, se concluye que los estudiantes de enfermería necesitan valorizar las perspectivas del cuidar en el sentido pleno de ellas, con responsabilidad en la busca de la calidad del cuidado. Descriptores: atención de enfermería; enfermería; conocimiento; estudiantes de enfermería.


Palavras-chave


Cuidados de enfermagem; enfermagem; conhecimento; estudantes de enfermagem.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5205/reuol.2052-14823-1-LE.0601201221



Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

INDEXADORES E BASES BIBLIOGRÁFICAS:

 doajPeriódicoscapes

bvs elsevier nlm diadorim periodicaabec

 

cinahl citefactor cuidenplusb socolar ulrichs sumarios