Microbiological profile of cultures in a neonatal intensive care unit

Autores/as

  • Vanessa de Brito Poveda Faculdades Integradas Teresa D' Ávila
  • Marita Cristina Pereira dos Santos Faculdades Integradas Teresa D`Ávila

DOI:

https://doi.org/10.5205/1981-8963-v6i5a7183p1165-1172-2012

Palabras clave:

enfermagem, terapia intensiva neonatal. infecção hospitalar.

Resumen

Objetivos: conhecer os sítios de coleta de material em unidade de terapia intensiva neonatal e seu respectivo perfil microbiológico. Metodologia: Trata-se de estudo quantitativo, retrospectivo realizado por meio da coleta dos resultados das análises laboratoriais do ano de 2008 de uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal do interior do estado de São Paulo. O projeto foi aprovado pela Comissão de Ética em Pesquisa das Faculdades Integradas Teresa D`Ávila (FATEA), sob número de protocolo 52/2009. Resultados: Observaram-se sete sítios de coleta (sangue, secreção traqueal, líquido cefalorraquidiano, ponta de cateter, urina, secreção ocular e fezes) em 292 culturas, destas 38 (13%) foram positivas e 254 (87%) negativas. Dentre as positivas, nove eram hemoculturas, 11 provenientes de secreções traqueais, três de líquido cefalorraquidiano e 14 pontas de cateter. Os principais microrganismos encontrados foram o Staphylococcus epidermidis (31,6%), seguido da Klebsiella pneumoniae (23,7%) e Stenotrophomonas maltophilia (13,1%). Conclusão: conclui-se que a cultura com maior porcentagem de positividade foi a de ponta de cateter, destacando-se microrganismos multirresistentes, comumente associados a infecções em neonatologia, este último em especial às infecções de corrente sanguínea, destacando assim, a necessidade da enfermagem e demais profissionais de saúde atuarem propondo medidas de prevenção e controle eficientes.

Biografía del autor/a

Vanessa de Brito Poveda, Faculdades Integradas Teresa D' Ávila

Enfermeira. Professor da Universidade Estadual de Campinas e das Faculdades Integradas Teresa D’Ávila. Doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Marita Cristina Pereira dos Santos, Faculdades Integradas Teresa D`Ávila

Enfermeira. Coordenadora de enfermagem da UTI Neonatal da Unidade Hospitalar Policlin Maternidade Serviços Médicos S/A. Pós-graduada em Neonatologia e Pediatria

Publicado

31-03-2012

Cómo citar

POVEDA, Vanessa de Brito; SANTOS, Marita Cristina Pereira dos. Microbiological profile of cultures in a neonatal intensive care unit. Revista de Enfermería UFPE on line, Recife, v. 6, n. 5, p. 1165–1172, 2012. DOI: 10.5205/1981-8963-v6i5a7183p1165-1172-2012. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/view/7183. Acesso em: 4 jul. 2026.