Desastres Naturais e Percepção de Risco da População: um estudo de caso da inundação em Palmares (PE) em 2010
Resumo
O presente artigo analisou o ritmo pluviométrico associado ao risco de desastres no município de Palmares no ano de 2010, bem como a percepção por parte dos moradores sobre sua intervenção e contribuição para a potencialização das perdas sociais e econômicas, no intuito de contribuir com conhecimentos a respeito da convivência em áreas de riscos. Para isso, a metodologia foi baseada na interpretação rítmica, com análises em imagens de satélite GOES 12, no canal infravermelho e cartas de superfície do INPE/CPTEC. Assim, objetivou-se analisar os eventos causadores de grande precipitação, quais foram os impactos desses eventos na geomorfologia local, bem como suas consequências e por fim avaliar a relação social com áreas de riscos. Nesse contexto, constatou-se que a ocorrência de eventos de grande magnitude compromete as estruturas geomorfológicas principalmente quando associadas à ocupação humana, e que na área de estudo não há a percepção de que a ocupação realizada pelos moradores potencializou esses eventos, bem como o conhecimento de suas causas.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA DE GEOGRAFIA da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA DE GEOGRAFIA estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA DE GEOGRAFIA ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.