Desastres Naturais e Percepção de Risco da População: um estudo de caso da inundação em Palmares (PE) em 2010

Autores/as

  • Adriana Cassiano da Silva UFPE
  • Laryssa Sheydder De Oliveira Lopes UFPE
  • Jeissy Conceição Bezerra da Silva UFPE

Resumen

O presente artigo analisou o ritmo pluviométrico associado ao risco de desastres no município de Palmares no ano de 2010, bem como a percepção por parte dos moradores sobre sua intervenção e contribuição para a potencialização das perdas sociais e econômicas, no intuito de contribuir com conhecimentos a respeito da convivência em áreas de riscos. Para isso, a metodologia foi baseada na interpretação rítmica, com análises em imagens de satélite GOES 12, no canal infravermelho e cartas de superfície do INPE/CPTEC. Assim, objetivou-se analisar os eventos causadores de grande precipitação, quais foram os impactos desses eventos na geomorfologia local, bem como suas consequências e por fim avaliar a relação social com áreas de riscos. Nesse contexto, constatou-se que a ocorrência de eventos de grande magnitude compromete as estruturas geomorfológicas principalmente quando associadas à ocupação humana, e que na área de estudo não há a percepção de que a ocupação realizada pelos moradores potencializou esses eventos, bem como o conhecimento de suas causas.

Biografía del autor/a

Adriana Cassiano da Silva, UFPE

Mestranda em Geografia pela UFPE

Laryssa Sheydder De Oliveira Lopes, UFPE

Doutoranda em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) (2014). Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Rede PRODEMA (UFPI), na condição de bolsista do Deutscher Academischer Austausch Dienst (DAAD) (2010-2012). Graduada em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) (2005-2009). Professora Efetiva da Rede Municipal de Teresina. Professora visitante do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR/ UFPI e UESPI). Pesquisadora do Grupo de Estudos em Geomorfologia e Pedologia (GeoPed) na Linha de Pesquisa Paisagem, Geodiversidade e Geoconservação. Atua na área de Geografia Física com ênfase em Geologia, Geomorfologia, Climatologia, Pedologia, Geoconservação e Geoturismo.

Jeissy Conceição Bezerra da Silva, UFPE

Mestranda em Geografia pela UFPE

Publicado

2016-05-17

Cómo citar

da Silva, A. C., De Oliveira Lopes, L. S., & Bezerra da Silva, J. C. (2016). Desastres Naturais e Percepção de Risco da População: um estudo de caso da inundação em Palmares (PE) em 2010. Revista De Geografia, 33(2). Recuperado a partir de https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistageografia/article/view/229199