O uso do livro didático como principal ferramenta no ensino de geografia da Educação de Jovens e Adultos – EJA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2238-6211.2021.244289

Palavras-chave:

Livro didático, Educação de Jovens e Adultos, Estágio Supervisionado em Geografia IV, Centro Noturno de Educação da Bahia

Resumo

O presente artigo procura discutir acerca da utilização do livro didático de Geografia nas turmas da Educação de Jovens e Adultos – EJA, do Centro Noturno de Educação da Bahia – CENEB, evidenciando a importância do ensino de Geografia para os estudantes da EJA, tendo como objetivo basilar compreender a forma de utilização do livro didático de EJA como principal ferramenta didática das aulas de Geografia. Esta pesquisa foi desenvolvida a partir da experiência da autora no Estágio Supervisionado em Geografia IV, do curso de Licenciatura Plena em Geografia, da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Campus IV. A metodologia utilizada é de abordagem qualitativa de caráter exploratório, a partir do estudo de campo e o levantamento bibliográfico. Foi possível perceber durante o período de regência, que o principal recurso utilizado pelos professores de geografia do CENEB era o livro didático e que esse, nem sempre é suficiente para o ensino dos conteúdos basilares dessa disciplina, assim faz-se necessário que o professor busque continuadamente utilizar outras ferramentas didáticas e interativas, a fim de agregar mais conhecimento a formação dos alunos e as suas aulas, bem como para tornar as aulas de geografia mais atrativas e dinâmicas.

Biografia do Autor

Maria Aparecida da Silva Dias, Instituto Federal de Ciência e Tecnologia Baiano, campus Senhor do Bonfim - BA

Pós Graduanda em Desenvolvimento Sustentável no Semiárido com Ênfase em Recursos Hídricos pelo IFbaiano, campus Senhor do Bonfim - BA, atuando na área de educação, na modalidade ensino médio da educação básica, pela Secretaria de Educação do Estado da Bahia.

Referências

COPATI, Carina. Livro didático de geografia: da produção ao uso em sala de aula.Élisée. Rev. Geo. UEG – Porangatu, v.6, n.2, 2017ª, p.74-93. Disponível em: <https://www.revista.ueg.br/index.php/elisee/article/view/6634>Acesso em: 18/02/2021.

COPATI, Carina. PROFESSOR DE GEOGRAFIA E LIVRO DIDÁTICO: INTERAÇÕES NA PRÁTICA DOCENTE. XXII Jornada de Pesquisa UNIJUÍ. 2017b, p. 1-6. Disponível em:<https://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:7k94IKhWGt0J:https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/salaoconhecimento/article/view/7748/6485+&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br> Acesso em: 18/02/2021.

FRISON, Marli Dallagnol; et. al. Livro didático como instrumento de apoio para construção de propostas de ensino de ciências naturais. Florianópolis: VII ENPEC-(Encontro nacional de pesquisa em Educação em Ciência). 2009. Disponível em: http://posgrad.fae.ufmg.br/posgrad/viienpec/pdfs/425.pdf. Acesso em: 04/08/2017.

JUNIOR, José Aquino. O aluno, o professor e a escola. In: PASSINI, E. Y; PASSINI, R; MALYSZ. S. T. (Orgs). Prática de ensino de geografia e estágio supervisionado. São Paulo: Contexto, 2010.p. 78-85.

MORAN, José Manoel; MASETTO, Marcos T; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 19ed. Campinas: Papirus, 2011.

NISHIDA, Paulo Roberto. PUERTA, Lorena Lucas. Multimídia na escola: formando o cidadão numa “cibersociedade”. In: PASSINI, E. Y; PASSINI, R; MALYSZ. S. T. (Orgs). Prática de ensino de geografia e estágio supervisionado. São Paulo: Contexto, 2007.p. 124-131.

SÁ, Medson Gomes de. VIEIRA, Carlos Eduardo. Recursos didáticos: do quadro-negro ao projetor, o que muda? In: PASSINI, E. Y; PASSINI, R; MALYSZ. S. T. (Orgs). Prática de ensino de geografia e estágio supervisionado. São Paulo: Contexto, 2007.p. 101-116.

SANTOS, Vanda Maria Andrade dos; ALBUQUERQUE, Adorea Rebelo da Cunha. O uso do livro didático como instrumento pedagógico para o ensino de Geografia. Estação Científica (UNIFAP). Macapá, v. 4, n. 1, 2014, p. 63-77. Disponível em: https://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/article/view/1314 Acesso em: 18/02/2021

Downloads

Publicado

27.04.2021

Como Citar

Dias, M. A. da S. (2021). O uso do livro didático como principal ferramenta no ensino de geografia da Educação de Jovens e Adultos – EJA. Revista De Geografia, 38(1), 389–399. https://doi.org/10.51359/2238-6211.2021.244289

Edição

Seção

Artigo Científico