O uso do livro didático como principal ferramenta no ensino de geografia da Educação de Jovens e Adultos – EJA
DOI:
https://doi.org/10.51359/2238-6211.2021.244289Palabras clave:
Livro didático, Educação de Jovens e Adultos, Estágio Supervisionado em Geografia IV, Centro Noturno de Educação da BahiaResumen
O presente artigo procura discutir acerca da utilização do livro didático de Geografia nas turmas da Educação de Jovens e Adultos – EJA, do Centro Noturno de Educação da Bahia – CENEB, evidenciando a importância do ensino de Geografia para os estudantes da EJA, tendo como objetivo basilar compreender a forma de utilização do livro didático de EJA como principal ferramenta didática das aulas de Geografia. Esta pesquisa foi desenvolvida a partir da experiência da autora no Estágio Supervisionado em Geografia IV, do curso de Licenciatura Plena em Geografia, da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Campus IV. A metodologia utilizada é de abordagem qualitativa de caráter exploratório, a partir do estudo de campo e o levantamento bibliográfico. Foi possível perceber durante o período de regência, que o principal recurso utilizado pelos professores de geografia do CENEB era o livro didático e que esse, nem sempre é suficiente para o ensino dos conteúdos basilares dessa disciplina, assim faz-se necessário que o professor busque continuadamente utilizar outras ferramentas didáticas e interativas, a fim de agregar mais conhecimento a formação dos alunos e as suas aulas, bem como para tornar as aulas de geografia mais atrativas e dinâmicas.
Citas
COPATI, Carina. Livro didático de geografia: da produção ao uso em sala de aula.Élisée. Rev. Geo. UEG – Porangatu, v.6, n.2, 2017ª, p.74-93. Disponível em: <https://www.revista.ueg.br/index.php/elisee/article/view/6634>Acesso em: 18/02/2021.
COPATI, Carina. PROFESSOR DE GEOGRAFIA E LIVRO DIDÁTICO: INTERAÇÕES NA PRÁTICA DOCENTE. XXII Jornada de Pesquisa UNIJUÍ. 2017b, p. 1-6. Disponível em:<https://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:7k94IKhWGt0J:https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/salaoconhecimento/article/view/7748/6485+&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br> Acesso em: 18/02/2021.
FRISON, Marli Dallagnol; et. al. Livro didático como instrumento de apoio para construção de propostas de ensino de ciências naturais. Florianópolis: VII ENPEC-(Encontro nacional de pesquisa em Educação em Ciência). 2009. Disponível em: http://posgrad.fae.ufmg.br/posgrad/viienpec/pdfs/425.pdf. Acesso em: 04/08/2017.
JUNIOR, José Aquino. O aluno, o professor e a escola. In: PASSINI, E. Y; PASSINI, R; MALYSZ. S. T. (Orgs). Prática de ensino de geografia e estágio supervisionado. São Paulo: Contexto, 2010.p. 78-85.
MORAN, José Manoel; MASETTO, Marcos T; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 19ed. Campinas: Papirus, 2011.
NISHIDA, Paulo Roberto. PUERTA, Lorena Lucas. Multimídia na escola: formando o cidadão numa “cibersociedade”. In: PASSINI, E. Y; PASSINI, R; MALYSZ. S. T. (Orgs). Prática de ensino de geografia e estágio supervisionado. São Paulo: Contexto, 2007.p. 124-131.
SÁ, Medson Gomes de. VIEIRA, Carlos Eduardo. Recursos didáticos: do quadro-negro ao projetor, o que muda? In: PASSINI, E. Y; PASSINI, R; MALYSZ. S. T. (Orgs). Prática de ensino de geografia e estágio supervisionado. São Paulo: Contexto, 2007.p. 101-116.
SANTOS, Vanda Maria Andrade dos; ALBUQUERQUE, Adorea Rebelo da Cunha. O uso do livro didático como instrumento pedagógico para o ensino de Geografia. Estação Científica (UNIFAP). Macapá, v. 4, n. 1, 2014, p. 63-77. Disponível em: https://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/article/view/1314 Acesso em: 18/02/2021
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Maria Aparecida da Silva Dias

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA DE GEOGRAFIA da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA DE GEOGRAFIA estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA DE GEOGRAFIA ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.