O uso do livro didático como principal ferramenta no ensino de geografia da Educação de Jovens e Adultos – EJA
DOI:
https://doi.org/10.51359/2238-6211.2021.244289Parole chiave:
Livro didático, Educação de Jovens e Adultos, Estágio Supervisionado em Geografia IV, Centro Noturno de Educação da BahiaAbstract
O presente artigo procura discutir acerca da utilização do livro didático de Geografia nas turmas da Educação de Jovens e Adultos – EJA, do Centro Noturno de Educação da Bahia – CENEB, evidenciando a importância do ensino de Geografia para os estudantes da EJA, tendo como objetivo basilar compreender a forma de utilização do livro didático de EJA como principal ferramenta didática das aulas de Geografia. Esta pesquisa foi desenvolvida a partir da experiência da autora no Estágio Supervisionado em Geografia IV, do curso de Licenciatura Plena em Geografia, da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Campus IV. A metodologia utilizada é de abordagem qualitativa de caráter exploratório, a partir do estudo de campo e o levantamento bibliográfico. Foi possível perceber durante o período de regência, que o principal recurso utilizado pelos professores de geografia do CENEB era o livro didático e que esse, nem sempre é suficiente para o ensino dos conteúdos basilares dessa disciplina, assim faz-se necessário que o professor busque continuadamente utilizar outras ferramentas didáticas e interativas, a fim de agregar mais conhecimento a formação dos alunos e as suas aulas, bem como para tornar as aulas de geografia mais atrativas e dinâmicas.
Riferimenti bibliografici
COPATI, Carina. Livro didático de geografia: da produção ao uso em sala de aula.Élisée. Rev. Geo. UEG – Porangatu, v.6, n.2, 2017ª, p.74-93. Disponível em: <https://www.revista.ueg.br/index.php/elisee/article/view/6634>Acesso em: 18/02/2021.
COPATI, Carina. PROFESSOR DE GEOGRAFIA E LIVRO DIDÁTICO: INTERAÇÕES NA PRÁTICA DOCENTE. XXII Jornada de Pesquisa UNIJUÍ. 2017b, p. 1-6. Disponível em:<https://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:7k94IKhWGt0J:https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/salaoconhecimento/article/view/7748/6485+&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br> Acesso em: 18/02/2021.
FRISON, Marli Dallagnol; et. al. Livro didático como instrumento de apoio para construção de propostas de ensino de ciências naturais. Florianópolis: VII ENPEC-(Encontro nacional de pesquisa em Educação em Ciência). 2009. Disponível em: http://posgrad.fae.ufmg.br/posgrad/viienpec/pdfs/425.pdf. Acesso em: 04/08/2017.
JUNIOR, José Aquino. O aluno, o professor e a escola. In: PASSINI, E. Y; PASSINI, R; MALYSZ. S. T. (Orgs). Prática de ensino de geografia e estágio supervisionado. São Paulo: Contexto, 2010.p. 78-85.
MORAN, José Manoel; MASETTO, Marcos T; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 19ed. Campinas: Papirus, 2011.
NISHIDA, Paulo Roberto. PUERTA, Lorena Lucas. Multimídia na escola: formando o cidadão numa “cibersociedade”. In: PASSINI, E. Y; PASSINI, R; MALYSZ. S. T. (Orgs). Prática de ensino de geografia e estágio supervisionado. São Paulo: Contexto, 2007.p. 124-131.
SÁ, Medson Gomes de. VIEIRA, Carlos Eduardo. Recursos didáticos: do quadro-negro ao projetor, o que muda? In: PASSINI, E. Y; PASSINI, R; MALYSZ. S. T. (Orgs). Prática de ensino de geografia e estágio supervisionado. São Paulo: Contexto, 2007.p. 101-116.
SANTOS, Vanda Maria Andrade dos; ALBUQUERQUE, Adorea Rebelo da Cunha. O uso do livro didático como instrumento pedagógico para o ensino de Geografia. Estação Científica (UNIFAP). Macapá, v. 4, n. 1, 2014, p. 63-77. Disponível em: https://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/article/view/1314 Acesso em: 18/02/2021
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2021 Maria Aparecida da Silva Dias

TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA DE GEOGRAFIA da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA DE GEOGRAFIA estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA DE GEOGRAFIA ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.