O PIBID Subprojeto-Interdisciplinar campus Mata Norte da UPE na formação de professores de geografia: conhecendo indivíduos, ações pedagógicas e contributos formativos para a docência em geografia na educação básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2238-6211.2021.249242

Palavras-chave:

Formação de Professores de Geografia, PIBID, Ensino de Geografia

Resumo

A formação inicial de professores de Geografia atenta as demandas do alunado e das redes de educação têm sido um dos desafios deparados e enfrentados por professores formadores, centros de formação de professores e pelos especialistas da área, dado que estão diante de um público cada vez mais atento a práticas pedagógicas mais contextualizadas e próximas de suas realidades. O objetivo central deste artigo é compreender como as ações pedagógicas desenvolvidas pelos indivíduos do PIBID subprojeto-interdisciplinar campus Mata Norte da UPE contribuíram na formação de professores de Geografia para a docência na Educação Básica. A abordagem empregada nesta pesquisa é a qualitativa, do tipo ex-post-facto. Diante da análise e da avaliação realizada por meio das respostas obtidas junto aos egressos da área de Geografia, do PIBID/Subprojeto-Interdisciplinar, do Campi Mata Norte da UPE, concluiu-se que a adoção de uma proposta pedagógica atenta as necessidades dos licenciandos e das suas futuras realidades de atuação na Educação Básica por meio de um programa que proporciona experiências diferenciadas e até inovadoras, contribuíram na formação de professores de Geografia mais atentos as realidades geográficas do seu futuro alunado e possibilitaram a formação de profissionais mais envolvidos em ações pedagógicas atualizadas.

Biografia do Autor

Josias Ivanildo Flores de Carvalho, Universidade Federal de Pernambuco

Doutorando em Geografia (2020-2024) e Mestre em Geografia (2017-2019) pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia - PPGEO, na área de concentração: Regionalização e Análise Regional - tendo suas pesquisas vinculadas à linha de pesquisa: Educação Geográfica, cultura, política e inovação na produção contemporânea do espaço e, Graduação em Licenciatura em Geografia (2013-2016) pelo Departamento de Ciências Geográficas - DCG, ambos do Centro de Filosofia e Ciências Humanas - CFCH da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Atualmente é Professor Substituto do Departamento de Ciências Geográficas - DCG da UFPE, na área de Ensino de Geografia. É pesquisador do Grupo de Pesquisa Educação, Cultura Escolar e Inovação - GPECI e colaborador no Laboratório de Ensino de Geografia e Profissionalização Docente - LEGEP. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Ensino de Geografia e Educação Geográfica, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação Inicial e Contínua de Professores de Geografia, Didática e Metodologias de Ensino com a Geografia, Políticas Educacionais, Avaliação e Análise de Políticas, Programas, Projetos e Subprojetos Educacionais, Práticas Docente, Cidadania, Interdisciplinaridade e Pesquisa no Ensino e na Formação de Professores de Geografia, Currículo Escolar e Acadêmico de Geografia, Identidade Profissional Docente e Profissionalização Docente na Geografia, possuindo interesse por outros temas dos campos da Geografia, da Educação e das Políticas Públicas.

Francisco Kennedy Silva dos Santos, Programa de Pós-graduação em Geografia - Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Mestre e Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPQ - Nível 2. É Líder do Grupo de Pesquisa Educação Geográfica, Cultura Escolar e Inovação (GPECI/CNPQ/UFPE) e pesquisador do Grupo de Pesquisa Saber e Prática Social do Educador (da UFC/ Faculdade de Educação). Membro e Pesquisador da Rede Interregional sobre Docência na Educação Superior (RIDES). Pesquisador colaborador do Centre de Recherche Interuniversitaire sur la Formation et la Profession Enseignante (CRIFPE) da Universidade de Montréal, Canadá. Atua principalmente nos temas: Tecnologias Digitais e Ensino de Geografia; Pedagogia e Docência Universitária; Formação de Professores; Inovação Pedagógica e Cultura Escolar; Didática e Metodologias Ativas; Métodos e Técnicas de Pesquisa; Epistemologia Científica com ênfase na Ciência Geográfica.

Laryssa de Aragão Sousa, Universidade Federal de Pernambuco

Graduada em Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (2014-2018). Mestranda (2018-2020) pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFPE; pesquisando na área de concentração: Regionalização e Análise Regional; atuando na linha de pesquisa: Educação Geográfica, cultura, política e inovação na produção contemporânea do espaço. Colaboradora no Grupo de Pesquisa Educação, Cultura Escolar e Inovação (GPECI) e no Laboratório de Ensino de Geografia e Profissionalização Docente (LEGEP). Tem experiência em Geografia na Área de Geografia com ênfase em Ensino de Geografia e Educação Geográfica, com atuação especificamente em temas como: Práticas Avaliativas em Geografia,Políticas Educacionais, conteúdos físico-naturais da Geografia, documentos basilares para o Ensino Médio, Avaliação da aprendizagem.

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Publicado

27.04.2021

Como Citar

Carvalho, J. I. F. de, dos Santos, F. K. S., & Sousa, L. de A. (2021). O PIBID Subprojeto-Interdisciplinar campus Mata Norte da UPE na formação de professores de geografia: conhecendo indivíduos, ações pedagógicas e contributos formativos para a docência em geografia na educação básica. Revista De Geografia, 38(1), 186–210. https://doi.org/10.51359/2238-6211.2021.249242

Edição

Seção

Artigo Científico