O PIBID Subprojeto-Interdisciplinar campus Mata Norte da UPE na formação de professores de geografia: conhecendo indivíduos, ações pedagógicas e contributos formativos para a docência em geografia na educação básica
DOI:
https://doi.org/10.51359/2238-6211.2021.249242Palavras-chave:
Formação de Professores de Geografia, PIBID, Ensino de GeografiaResumo
A formação inicial de professores de Geografia atenta as demandas do alunado e das redes de educação têm sido um dos desafios deparados e enfrentados por professores formadores, centros de formação de professores e pelos especialistas da área, dado que estão diante de um público cada vez mais atento a práticas pedagógicas mais contextualizadas e próximas de suas realidades. O objetivo central deste artigo é compreender como as ações pedagógicas desenvolvidas pelos indivíduos do PIBID subprojeto-interdisciplinar campus Mata Norte da UPE contribuíram na formação de professores de Geografia para a docência na Educação Básica. A abordagem empregada nesta pesquisa é a qualitativa, do tipo ex-post-facto. Diante da análise e da avaliação realizada por meio das respostas obtidas junto aos egressos da área de Geografia, do PIBID/Subprojeto-Interdisciplinar, do Campi Mata Norte da UPE, concluiu-se que a adoção de uma proposta pedagógica atenta as necessidades dos licenciandos e das suas futuras realidades de atuação na Educação Básica por meio de um programa que proporciona experiências diferenciadas e até inovadoras, contribuíram na formação de professores de Geografia mais atentos as realidades geográficas do seu futuro alunado e possibilitaram a formação de profissionais mais envolvidos em ações pedagógicas atualizadas.
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